HCC proporciona conforto aos pacientes internados na Unidade Covid-19
Pensando na humanização hospitalar, bem como no acolhimento dos pacientes internados na Unidade Covid-19, a equipe do Hospital de Caridade de Carazinho vêm desenvolvendo as visitas virtuais através de diversos setores da instituição. Um tablet faz a conexão entre os familiares e o paciente, os quais contam com uma escuta sensível do Psicólogo Clínico e com ajuda da equipe de Enfermeiros.
Pensando na humanização hospitalar, bem como no acolhimento dos pacientes internados na Unidade Covid-19, a equipe do Hospital de Caridade de Carazinho vêm desenvolvendo as visitas virtuais através de diversos setores da instituição.
As visitas tiveram início através de um projeto-piloto. “A ideia inicial foi de tentar amenizar os possíveis efeitos deste afastamento temporário dos pacientes aos seus familiares. Juntamente com as enfermeiras, avaliamos primeiramente o desejo de cada um, em realizar as visitas, o estado emocional, psíquico e de comunicação”, explica o psicólogo clínico Marcelo Graciano.
Um tablet faz a conexão entre os familiares e o paciente, os quais contam com uma escuta sensível do Psicólogo Clínico e com ajuda da equipe de Enfermeiros, os quais realizam a conversa com familiares referente ao quadro de saúde do paciente internado, momento esse que muitos familiares conseguem conversar com esses profissionais e tirar suas dúvidas.
Segundo a familiar de uma paciente que esteve internada no HCC por quase 15 dias, Jussara Florão, é muito importante poder estar junto da pessoa, mesmo que não seja fisicamente. “Sabemos que ela está isolada, mas conseguimos ver, falar, ter a certeza de que está bem... É muito bom”, salienta Jussara.
Ela ainda ressalta que as visitas trouxeram bem estar não só para os familiares, mas também para a paciente. “Fez um bem para todos. Deus vai nos ajudar, tanto é que manda anjos, que são os profissionais da saúde, pois nós não podemos ajudar neste momento. Com força, fé e coragem vamos superar esse momento tão difícil”, conclui.
“O resultado destas visitas virtuais vem sendo positivo, pois muitos familiares entram em contato solicitando esse momento com a equipe e seus familiares, e o mais gratificante é você ouvir os agradecimentos no final de cada visita. Isso nos fortalece diariamente em nossa atuação”, conclui o psicólogo clínico Marcelo.
Para o diretor técnico, Dr. Darlan Martins Lara, esta atividade faz parte da humanização institucional, que além de tratar os pacientes, traz conforto à eles e aos seus familiares neste momento tão delicado. “As visitas remotas caminham ao encontro das ações de humanização e também evidenciam a aproximação hospitalar com pacientes e famílias, o que minimiza o sofrimento vivenciado com o afastamento presencial. Para o HCC, proporcionar conforto e bem estar para pacientes e famílias é uma prioridade”, destaca Dr. Darlan.
A equipe do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) salienta que a segurança do paciente é prioridade institucional, e os equipamentos utilizados na ação são higienizados.
Crachás que facilitam a comunicação visual
Além das visitas virtuais, a equipe responsável por cuidar da Unidade Covid-19 do HCC, também têm realizado outras atividades para amenizar esse momento difícil dos pacientes. Como os profissionais estão lidando de perto todos os dias com a doença, é necessária uma proteção total. As roupas são especiais, o rosto é todo coberto com uma máscara, além da proteção em toda a face e nos cabelos. Ficam irreconhecíveis em função de todos os EPI’s utilizados.
Diante disso, a equipe da unidade de isolamento, usou uma nova forma de comunicação visual, através de crachás com a imagem de cada profissional. “Além de reforçar a auto estima do profissional, ainda facilita o vínculo entre profissional/paciente, tornando o atendimento mais humanizado já que quando o paciente pode conhecer nossos rostos e sorrisos ele sabe por quem está sendo atendido”, salientou o colaborador técnico em enfermagem, Elesandro da Luz.
A gerente de enfermagem Aline Vanessa de Avila, salienta que é gratificante ver a equipe da Unidade se sentindo acolhida. “Através da foto identificando o profissional que realiza o atendimento é possível fortalecer o vínculo de cuidado tão importante neste momento. A foto cria uma ponte entre o profissional e o paciente fragilizado, amenizando a dor, não só por estar com o vírus, mas também pelo distanciamento entre as pessoas”, explica Aline.
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