Um novo cenário de ações em saúde e segurança voltadas ao atendimento e aos diversos profissionais envolvidos nos cuidados a população, foi a prioridade para o HCC.
Um ano atípico, marcado por uma Pandemia, o mundo buscou se reinventar em 2020. O Hospital de Caridade de Carazinho, apesar das inúmeras restrições, abriu as portas para receber aqueles que mais precisaram. As equipes trabalharam incansavelmente na luta contra a Covid-19, e hoje as vésperas de um ano novo, renovado e abençoado, relembra o caminho até aqui.
Um novo cenário de ações em saúde e segurança voltadas ao atendimento e aos diversos profissionais envolvidos nos cuidados a população, foi a prioridade para o HCC. A ausência de vacina, reforçou entre os profissionais da saúde a necessidade de aplicação de medidas de prevenção contra o vírus, como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os cuidados redobrados na higienização pessoal.
De imediato, foi criado o Comitê Técnico Municipal, o qual têm como membros, além do HCC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Ministério Público, Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde. Neste sentido foram avaliadas as necessidades do momento e iniciou o processo de restruturação na saúde de Carazinho. No HCC, houve criação do Serviço de Triagem, espaço para atendimento de pacientes com doenças respiratórias na Emergência, 21 leitos clínicos e 9 leitos de UTI para pacientes com quadro grave de Covid-19, criação de uma plataforma de informações (App do HCC), além da contratação de novos profissionais entre eles, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, entre outros.
O Presidente do HCC Jocélio Cunha, ressalta que isso só foi possível graças a uma forte parceria com o Executivo Municipal de Carazinho, que prontamente esteve presente em todo o processo, campanhas de arrecadações de recursos, as vaquinhas e doações solidárias e do apoio de muitas pessoas físicas, empresas e a comunidade que se empenharam nesta reestruturação.
Para o paciente Diego Coelho Bastos, o qual ficou internado 12 dias na Unidade Covid-19 do HCC, entre 16 e 28 de novembro, tanto a estrutura física como os serviços disponibilizados traz orgulho de ter uma instituição como o HCC em Carazinho. “A estrutura Covid-19 do HCC, não perde nada para os grandes centros do país. Tenho familiares que estão na linha de frente na Capital, e a avaliação do HCC também por parte deles é a melhor possível. Equipamentos que talvez eu não teria acesso em outros hospitais, aqui no HCC foi disponibilizado. Sou muito grato a todos”, disse.
Diego conta ainda que o atendimento rápido e preciso, é o motivo de hoje estar convivendo com familiares e amigos. “Meu teste deu positivo antes de aparecer os sintomas. Eu estava bem até o 10º dia e piorei muito rápido. O que eu tenho a dizer para as equipes é: obrigado! Por poder estar convivendo com meus familiares e amigos. Fui um paciente em estado muito grave e os profissionais são pessoas humanas e fantásticas. Eu tenho 38 anos, sofri muito e se não fosse a ajuda destes profissionais, não sei se eu conseguiria vencer esta batalha. Estendo meu muito obrigado a todos os setores”, finaliza.
O atendimento da equipe da Unidade COVID é representado pela humanização, os pacientes são acolhidos com muito amor, carinho, respeito, empatia e solidariedade, ressalta a enfermeira responsável pela Unidade Covid-19, Grasiela Negri.
“Sabemos o quanto é difícil para a família ter que deixar seu familiar na Unidade e não ter mais contato físico durante toda a internação, somente através de ligações e ou vídeo chamadas. O Ano de 2020 foi de muito aprendizado e desafios, mas acredito que muitas pessoas começaram a dar mais valor às coisas mais simples da vida, uma palavra de carinho, um aperto de mão, um abraço apertado, família reunida, amizades verdadeiras”, disse a Enfermeira.
Ela ainda salientou que se sente muito orgulhosa em fazer parte da família HCC e mais por estar à frente da Unidade COVID. “É uma instituição acolhedora, sempre disposta a oferecer o melhor à seus colaboradores. O HCC vem desempenhando um trabalho árduo e de suma relevância no atendimento e cuidado humanizado tanto para os profissionais de saúde quanto aos pacientes e seus familiares. O HCC está preparado com uma equipe multiprofissional que não mede esforços para prestar um excelente trabalho a quem necessitar”, conclui Grasiela.
A participação do Corpo Clínico do HCC no ano de 2020, na busca de soluções e protocolos que auxiliassem no tratamento e recuperação dos pacientes também foram fundamentais neste período. Para o diretor técnico Dr. Darlan Martins Lara, o corpo clínico formou uma equipe de enfrentamento que vem coordenando o atendimento e está em constante preocupação com a transmissão da Covid-19. “Vivenciamos o desrespeito das pessoas com suas famílias, pois as aglomerações, mesmos sem ser em grandes festas, fazem com que as pessoas levem o vírus para casa, contaminando seus familiares”, lamenta.