Nos últimos anos, o Hospital de Caridade de Carazinho se viu diante do desafio de implantar um conjunto de serviços para satisfazer todas as necessidades dos pacientes e familiares, desde a estruturação de quartos (particulares, convênios e SUS), até a preocupação com os serviços gerais prestados. Para isso, existe o Serviço de Hotelaria, que tem como objetivo resgatar o bem-estar dos pacientes, associado a humanização do atendimento, levando em consideração a privacidade e o respeito aos valores pessoais dos pacientes.
Nos últimos anos, o Hospital de Caridade de Carazinho se viu diante do desafio de implantar um conjunto de serviços para satisfazer todas as necessidades dos pacientes e familiares, desde a estruturação de quartos (particulares, convênios e SUS), até a preocupação com os serviços gerais prestados. Para isso, existe o Serviço de Hotelaria, que tem como objetivo resgatar o bem-estar dos pacientes, associado a humanização do atendimento, levando em consideração a privacidade e o respeito aos valores pessoais dos pacientes.
Com apoio de empresas, entidades, pessoas da comunidade e Poderes Públicos, o HCC executa o projeto de modernização da hotelaria da Instituição, por meio do qual, nos últimos anos, cerca 80% das acomodações já foram completamente reformadas e colocadas à disposição dos pacientes. “Esta é uma das áreas vitais de nossa instituição, além de ter um papel importantíssimo no que diz respeito ao controle de infecções e higienização de todos os nossos locais de assistência ao paciente, também tem o olhar em relação a ambiência do Hospital, visando a melhoria dos nossos quartos, para que possamos oferecer um ambiente melhor ao nosso paciente e também a humanização no atendimento. Os treinamentos e melhorias são constantes, e estamos evoluindo consideravelmente nesse quesito, graças a equipe que possuímos, engajada em sempre melhorar nosso Hospital”, explica o Administrador do HCC, Felipe Sohne.
Dentro deste serviço, o HCC conta com 39 colaboradores que cuidam da higienização da Instituição, setor que intensificou o trabalho desde o início da Pandemia, no sentido de combater a circulação do vírus nas dependências hospitalares. “Mudamos algumas rotinas e adquirimos um novo desinfetante hospitalar que é mais efetivo e tem mais de 30 laudos contra vírus e bactérias, incluindo o coronavirus. O papel da hotelaria é importantíssimo, não se oferece um serviço de excelência sem falar de higienização, lavanderia e costura através de seus gestores. O papel desse serviço é fundamental na prevenção das infecções relacionadas a assistência à saúde. Ele ainda proporciona um ambiente limpo, livre de mal odores, visando o conforto, segurança e bem estar”, explica a enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HCC, Inara Câmara da Cruz.
Os serviços de hotelaria do HCC possuí 60 colaboradores atuantes na lavanderia, na higienização, na costura e na ambiência das estruturas, a qual é uma preocupação constante da Direção e Administração do HCC.
Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a hotelaria oferece respostas sobre o andamento do dia-a-dia do hospital, possibilitando criar mecanismos e ferramentas para uma melhor execução da estada do paciente e seus familiares durante a internação. “Conseguimos criar memórias mais acolhedoras e ambientes mais propícios à recuperação. O objetivo da direção do HCC é melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura da instituição. E isso só está sendo possível graças ao apoio de muitos, através de gestos de cidadania e solidariedade”, salientou.
Estrutura do HCC
A instituição de saúde disponibiliza à comunidade 150 leitos de internação, divididos em sete unidades: Maternidade, Pediatria, Unidade de Saúde Mental, além de duas unidades clínicas e uma pré e pós-operatória, para internações pelo Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares. Também, possui uma Unidade de Terapia Intensiva Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, serviço de Oncologia e serviço de Emergência. Além de que, neste momento dispõe de áreas de Isolamento Covid-19, com 9 Leitos de UTI e 27 Leitos clínicos. Possui, aproximadamente, 170 médicos em seu Corpo Clínico e mais de 530 colaboradores, atuantes nos mais diversos setores – equipe assistencial, de enfermagem, de apoio, área administrativa, SAMU básico e avançado e equipe de Triagem para Covid-19.