HCC

SAMU 192 – Carazinho: 10 anos salvando vidas

26/05/2021

Quando o aplicativo da central do SAMU de Carazinho é acionado, a adrenalina sobe em todos os profissionais de saúde que trabalham no local. Afinal, nesse momento eles sabem que o chamado pode salvar uma ou inúmeras vidas, assim como já aconteceu com mais de 23 mil pessoas atendidas durante os 10 anos do serviço, completados neste dia 26 de maio.

Quando o aplicativo da central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Carazinho é acionado, a adrenalina sobe em todos os profissionais de saúde que trabalham no local. Afinal, nesse momento eles sabem que o chamado pode salvar uma ou inúmeras vidas, assim como já aconteceu com mais de 23 mil pessoas atendidas durante os 10 anos do serviço, completados neste dia 26 de maio.

O serviço de Suporte Básico já realizou mais de 14 mil atendimentos em Carazinho e nas rodovias da região, o Suporte Avançado atendeu mais de 6 mil ocorrências e a Motolância 2 mil atendimentos. Neste momento, o SAMU conta com uma equipe de 26 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores, os quais atuam em todos os tipos de atendimentos, incluindo os específicos para a Covid-19.  O Hospital de Caridade de Carazinho faz a gestão das equipes assistenciais tanto para o Suporte Básico de Vida, como Suporte Avançado.

Para o enfermeiro responsável técnico Cleverson Metzdorf o serviço iniciou com muitas incertezas e desconfiança por parte da população, pois era um serviço novo e sem ter exemplos de outros municípios sobre sua atuação. “Com o tempo essas expectativas foram sendo superadas com muito trabalho e dedicação, hoje se tornou uma referência do norte do Estado na área de emergência, isso tudo se deve aos profissionais que ali estão, sempre buscando o conhecimento e treinamentos, se dedicando integralmente em todos os atendimentos”, explica.

O SAMU é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Cleverson ainda explica que seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.

Para o Prefeito Milton Schmitz esse é um trabalho fundamental que tem a frente uma qualificada equipe de profissionais de saúde que muito orgulha. “É com muita satisfação que parabenizo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU de Carazinho pelos 10 anos de serviços prestados ao nosso município e região, com objetivos claros de salvar vidas. Enquanto Administração, sempre nos empenhamos em manter e qualificar ainda mais este importante serviço. Na nossa administração, entregamos duas ambulância, uma de Suporte Básico e a outra de Suporte Avançado, ou seja, uma UTI Móvel que veio auxiliar nos atendimentos e transferências de pacientes do município. Parabéns SAMU, pela agilidade e eficácia sempre aplicada nos mais de 23 mil atendimentos realizados nestes 10 anos”, ressalta Milton.

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta que o SAMU é um serviço de extrema importância para Carazinho e região e conta com uma equipe com profissionais capacitados, que atendem os cidadãos de forma ágil e eficiente. “Nós como Instituição, nos orgulhamos muito da equipe do SAMU. Pois é referência em atendimento pré-hospitalar, atendendo conforme os protocolos, garantindo acesso do paciente ao Hospital ou a unidade de saúde adequada”, salienta Jocélio, parabenizando a todos por esse dia em comemoração aos 10 anos do SAMU Carazinho.

Em situações de urgência e emergência, para solicitar o atendimento, basta ligar para o número 192. Essa ligação será direcionada à Central de Regulação Estadual de Urgências, localizada em Porto Alegre, de onde uma atendente irá solicitar algumas informações, como o motivo da ligação, nome, endereço, município e ponto de referência. A partir daí, a mesma ligação é repassada para um médico, que irá transmitir orientações ao solicitante. Enquanto isso, as ambulâncias do SAMU são acionadas para ir até o local e realizar o atendimento.

SAMU Carazinho – um caminho de vitórias

No ano de 2010, através da Administração Municipal houve uma preocupação com as urgências e emergências de Carazinho. A partir daí juntamente com o Governo Federal e Estadual surgiu a ideia de adotar um serviço especializado para esse fim, surgindo então o SAMU, serviço o qual já existia nas grandes cidades. Após intensas viagens e reuniões, o Governo Municipal conseguiu que o serviço viesse à Carazinho. Com isso, em abril de 2011 a equipe selecionada foi encaminhada para a Central Estadual de Regulação em Porto Alegre para realização do curso introdutório, que abrange parte teórica e prática para atuação no SAMU. No dia 26 de maio de 2011 iniciava o SAMU Suporte Básico em Carazinho. “Foi um ano de intenso trabalho, com vários atendimentos clínicos e acidentes, onde a população que precisou do serviço teve um atendimento com qualidade”, explica Cleverson.

Com esse intenso uso da comunidade surgiu à ideia de trazer um serviço mais especializado para o município, ou seja, um Suporte Avançado, em março de 2012 foi selecionado profissionais médicos, enfermeiros e condutores para atuar no serviço. No dia 01 de abril de 2012 foi então iniciado o Suporte Avançado de Vida, com a gestão do Hospital de Caridade de Carazinho, com atendimentos clínicos, acidentes, transferência inter-hospitalares, entre outros. “Mas nosso desejo de dar um atendimento mais qualificado e rápido a sociedade não cessou, em 2014 após muitas dificuldades conseguimos implantar o Serviço de Motolância do SAMU, a qual sua principal função é chegar o mais breve possível aos atendimentos”, explica Cleverson.

O enfermeiro responsável técnico Cleverson, agradece, em nome de toda a equipe do SAMU Carazinho, a Administração Municipal e o Hospital de Caridade de Carazinho, pelo esforço diário para manter o serviço, organizado e com destaque em toda região do norte do Rio Grande do Sul.


Siga-nos!