As aulas têm por objetivo abordar os diferentes temas da Clínica Médica e também, incluir a discussão de casos clínicos de pacientes da instituição com a preceptoria e médicos convidados.
O Hospital de Caridade de Carazinho, através da residência médica na especialidade de Clínica Médica, disponibiliza seu campo de prática para que os profissionais aperfeiçoem seus conhecimentos sob supervisão dos preceptores integrantes do corpo clínico. Para complementar essa experiência foram reiniciadas as discussões teóricas que foram interrompidas devido às limitações da pandemia. Essas aulas têm por objetivo abordar os diferentes temas da Clínica Médica e também, incluir a discussão de casos clínicos de pacientes da instituição com a preceptoria e médicos convidados.
“Acreditamos que além das atividades de prática do HCC, as atividades teóricas são fundamentais para a formação e o aprimoramento dos residentes. Durante esse ano foram planejadas várias reuniões clínicas, onde abordaremos grandes temas da Clínica Médica, apresentação de casos clínicos e artigos científicos, com a participação da preceptoria, convidados do corpo clínico e de outras instituições, para dividirem suas experiências e agregar conhecimento”, explica a médica preceptora Dra. Roselei Graebin.
No início do mês de houve a aula com o tema: “Tratamento Precoce da Covid-19”. Já no dia 27 de julho, a médica residente Dra. Neidy Velarde Matieli, realizou sua apresentação, sobre “Anemia Hemolítica Autoimune de Anticorpos Quentes”. O momento contou com a participação do Hematologista de Passo Fundo Dr. Willian Chaves e do supervisor da Clínica Médica do HCC Dr. Gerson Urnau. “Foi uma grande satisfação ter participado da elaboração de estudo de caso clínico com a equipe do HCC, só tenho a agradecer pelo apoio e contribuição com o meu trabalho. Esse, foi mais um momento de grande crescimento profissional para mim e meus colegas de residência”, disse a residente, Dra. Neidy.
Para esse ano ainda, a Dra. Roselei Graebin, ressalta que está sendo desenhado um projeto de Iniciação Científica, com a participação da UFFS, no intuito de desenvolver de uma forma mais intensa a participação do HCC e da Residência Médica em eventos científicos.