HCC

Nascer bem é nascer na Maternidade do HCC

06/07/2022

Não só a Maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, mas todos os demais colaboradores e pessoas que precisam estar na instituição, têm o coração acalentado de alegria a cada nascimento, pois é uma nova vida iniciando.

Não só a Maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, mas todos os demais colaboradores e pessoas que precisam estar na instituição, têm o coração acalentado de alegria a cada nascimento, pois é uma nova vida iniciando.

Na última semana, esse sentimento triplicou. Na Maternidade do HCC nasceram três casais de gêmeos, de diferentes mamães.  No dia 26 de junho dois meninos vieram ao mundo pelas mãos da obstetra Dra. Nathalia Pacheco e da pediatra Dra. Micheline Souilljee. Neste mesmo dia, mais dois meninos vieram ao mundo com o obstetra Dr. Gustavo Luiz Giongo e com a pediatra Dra. Micheline Souilljee.

Já no dia 30 de junho veio ao mundo a Amanda (2.434 kg) e Augusto (1.820 kg) pelas mãos do obstetra Dr. Ricardo Busato Andrade e da pediatra Dra. Micheline Souilljee. Neste, a mamãe Elisiane Moura de Mello Nissel fala sobre essa experiência e da importância da equipe da Maternidade do HCC nesse momento de sua vida. "Receber a notícia de estar grávida é maravilhoso, a emoção e alegria tomam conta, porém, ao mesmo tempo gera receio e expectativa por saber que se trata de uma gestação gemelar, mas quando tudo passa, vendo que tudo ocorreu conforme o esperado a tranquilidade vem e a felicidade só aumenta", conta.

Ela ainda agradece ao HCC pelo ótimo atendimento, a equipe de Enfermagem e a equipe Médica por todo acolhimento e cuidado que tiveram com ela e toda sua família. “Neste momento de fazer este sonho se tornar realidade, com a chegada do Augusto e da Amanda, fazendo com que ocorresse conforme o esperado temos somente gratidão. Somos muito gratos ao HCC e todos os profissionais envolvidos. Deus é bom o tempo todo", finaliza.

A enfermeira obstetra do HCC, Érica Kimura, conta que a semana teve um brilho especial com a chegada dos gêmeos. “A Maternidade do HCC é um lugar acolhedor, com uma equipe capacitada para atender todos os pequenos que iniciam suas vidas aqui. Todos os dias nossos corações se enchem de muito amor e, na semana em que os gêmeos chegaram, estávamos todos muito felizes e encantados”.

A pediatra Micheline Souilljee explica que a gestação gemelar sempre causa uma comoção, é lindo. Mas a preocupação é redobrada. “Como são dois bebês, a tendência do útero é entrar em trabalho de parto prematuramente na maioria das gestações gemelares. Portanto, sempre é uma gestação de alto risco. Normalmente temos bebês prematuros e geralmente de baixo peso o que requer vigilância intensa e uma mobilização muito grande para que acordem para mamar e não percam peso. Em alguns casos, a prematuridade é extrema e precisamos suporte respiratório, alimentação endovenosa e suporte de UTI neonatal”, explica Micheline, ressaltando que atender gemelares é sempre muito trabalhoso, mas extremamente gratificante.

Maternidade HCC

A Maternidade (Posto 2) conta com 17 leitos de internação, centro obstétrico, sala de exames, espaços de observação e berçário.

Na unidade, a atenção aos pacientes inicia antes do parto, com a transmissão de orientações às mães e seus acompanhantes, com o preparo da gestante para os dois tipos de parto (normal e cesariana) e cuidados especiais para diminuição da dor.

Após o parto, essa assistência estende-se também para o recém-nascido, através da identificação dos sinais que indicam dor, da realização de tratamentos específicos em casos especiais e do auxílio no processo de amamentação e na higiene.

Berçário Virtual

O Hospital de Caridade de Carazinho, após um longo período de Pandemia onde a circulação de pessoas era restrita na instituição, voltará divulgar os nascimentos da Maternidade, no Berçário Virtual no site do Hospital.  

 


Siga-nos!