HCC

HCC, Secretaria de Saúde e Hemopasso promovem dia de doação de sangue

24/10/2022

O objetivo é que a ação aconteça com mais frequência, uma vez que, essa foi a primeira coleta após o período de Pandemia.

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, no último sábado (22), uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e com a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, foram coletadas 98 bolsas de sangue.

De acordo com a enfermeira e gerente assistencial do HCC, Aline Vanessa de Ávila, novamente, a comunidade carazinhense participou de forma expressiva da ação. "A campanha de doação de sangue realizada aqui no HCC, demonstrou todo o empenho da comunidade para realizar este gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que necessitam pelos mais diversos tratamentos”, explicou Aline.

Ela ainda salienta que nem todos aqueles que fizeram o cadastro, puderam doar sangue. “Antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece Aline.

Depois da doação, todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.

Segunda a Secretária de Saúde, Anelise Almeida, essa retomada da vinda do hemopasso foi muito importante e a comunidade atendeu ao chamado. “Foi muito bonito ver o voluntariado das pessoas da nossa comunidade em doar sangue. Queremos agradecer a todos que participaram e cabe a nós proporcionar que o Hemopasso possa trazer essa unidade móvel mais vezes para o nosso município”, diz. 

O objetivo é que a ação aconteça com mais frequência, uma vez que, essa foi a primeira coleta após o período de Pandemia.


Siga-nos!