HCC inaugura nova subestação de energia elétrica
Através da contratação da empresa Pellegrin Elétrica Industrial, o HCC reestruturou toda sua subestação de energia elétrica, trocando estruturas e investindo em materiais modernos, uma vez que as atuais instalações estavam em funcionamento desde as construções dos respectivos blocos, algumas com mais de 80 anos de funcionamento.
O Hospital de Clínicas de Carazinho teve mais um avanço na qualidade do serviço oferecido a comunidade: a nova subestação de energia elétrica. Através da contratação da empresa Pellegrin Elétrica Industrial, o HCC reestruturou toda sua subestação de energia elétrica, trocando estruturas e investindo em materiais modernos, uma vez que as atuais instalações estavam em funcionamento desde as construções dos respectivos blocos, algumas com mais de 80 anos de funcionamento.
A inauguração da nova subestação aconteceu na manhã dessa quinta-feira (03) e contou com a presença dos representantes da empresa Pellegrin: Mauricio Pellegrin, Fabricio Pellegrin e Fernando Pellegrin, do prefeito municipal Milton Schmitz e do presidente da Eletrocar de Carazinho Jonas Lampert e demais representantes da Eletrocar.
O valor do investimento dessa reestruturação, é de R$ 700 mil, sendo viabilizada através do repasse de R$ 560 mil do Poder Executivo de Carazinho, aprovado pelo Poder Legislativo de Carazinho, e o restante através recursos próprios do HCC.
O objetivo é trazer mais segurança nos atendimentos e comportar estruturas e equipamentos modernos. Além disso, a nova estrutura está alinhada a outros seguimentos como: o Hospital hoje adquire energia através do Mercado Livre de Energia, que segue as normas da Aneel, a qual realiza exigências que serão supridas por esse novo Projeto. Além disso, a reestruturação dará suporte para as novas placas de geração de energia fotovoltaica, um investimento realizado pela Eletrocar através do Programa de Eficiência Energética - PEE - da Aneel.
Presidente da Eletrocar, Jonas Lampert, explica que o Programa de Eficiência Energética é instituído pela Aneel, com o intuito de promover o uso eficiente de energia elétrica em todos os setores da economia. A Eletrocar é uma das distribuidoras de energia que aderiu esse programa e com as novas instalações, e junto com HCC, produzirá a energia fotovoltaica. “Em 2021, a Aneel realizou uma chamada pública de projeto de eficiência energética prioritária, a qual evidenciava a necessidade de aplicação de recursos nos hospitais em função da Pandemia. Assim ela abriu oportunidade de as distribuidoras aplicarem recursos em seus programas de eficiência energética, dentro dos hospitais de uma forma mais ampla. Neste sentido, conseguimos aplicar no HCC nosso projeto de energia fotovoltaico, para fazer parte da geração de energia do hospital e reduzindo o consumo da rede da distribuidora. Com a aprovação da Aneel, iniciamos o projeto junto ao HCC e com essas novas instalações elétricas iremos ligar esse Projeto”, explica Jonas.
Mauricio, Fernando e Fabricio de Pellegrin, diretores da Pellegrin Elétrica Industrial, ressaltam a importância desta reestruturação dentro do Hospital de Clínicas de Carazinho. “A implementação deste projeto permite, além do avanço tecnológico, maior segurança nas instalações elétricas, facilidade de manutenção, escalabilidade para ampliações e o mais importante, continuidade de fornecimento, todo sistema de geração própria de emergência foi reestruturado visando garantir o abastecimento de energia elétrica para todos os setores do hospital em tempo integral. Do ponto de vista de eficiência energética, a nova subestação também foi dimensionada para reduzir as perdas e preparada para a inclusão de energia solar. Todos estes fatores apenas reforçam o compromisso do HCC com a comunidade de Carazinho e um futuro mais sustentável”, ressaltam.
Prefeito Municipal Milton Schmitz, disse estar muito feliz em ver mais um projeto do HCC se tornando realidade e poder contribuir, como Prefeitura Municipal, no desenvolvimento do Hospital. “Agradeço o empenho de todos, caminhamos juntos para construir um HCC de alta qualidade. O Governo Municipal está sempre em busca de recursos para melhorar constantemente sua evolução e hoje vemos mais um grande projeto tomar forma, um projeto que já está atendendo a nossa população de Carazinho e também da região, que hoje tem o nosso HCC como principal referência”, disse.
O Hospital de Clínicas de Carazinho tomou essa decisão da reestruturação, quando em 2023 houve uma queda de energia e o atual gerador do HCC, que hoje ocupa somente 50% da sua capacidade para atender todo o hospital, não entrou em funcionamento por conta das instalações antigas. Neste momento, os equipamentos tecnológicos foram cruciais para salvar vidas, uma vez que todos adquiridos nos últimos anos possuem baterias e tempo funcionamento caso haja um fato como esse.
Tendo em vista esse novo projeto, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, ressalta a importância de tornar a estrutura cada vez mais moderna e tecnologia. Segundo ele, para toda a tecnologia investida, precisa-se ter uma base forte, que sustente esse padrão que hoje se tornou o HCC. “Estamos em constante modernização e com isso optamos em sempre buscar e agregar serviços que possam contribuir para o bem-estar da população. Nossa estrutura é composta por equipamentos seguros e confiáveis, sempre priorizamos por isso, que não falhem no momento de interrupção da fonte principal de energia”, disse Jocélio.
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|