Este aporte do Município faz parte da responsabilidade financeira do SUS chamada Tripartite, ou seja, responsabilidade das três esferas do governo: federal, estadual e municipal.
Os impactos da falta dos reajustes financeiros das tabelas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Clínicas de Carazinho são significativos, assim como os demais hospitais que atendem o SUS no Brasil. Após solicitação da Direção, o HCC recebeu uma notícia positiva para o pagamento do 13º salário dos colaboradores da instituição de saúde, através do repasse de parte dos valores do Executivo Municipal, o qual mandará projeto para aprovação do Poder Legislativo.
Este aporte do Município faz parte da responsabilidade financeira do SUS chamada Tripartite, ou seja, responsabilidade das três esferas do governo: federal, estadual e municipal.
Segundo o presidente do HCC, Jocélio Cunha, esse é um momento em que a equipe do HCC se debruça em buscar os valores para atender esse direito de todos os colaboradores. “Hoje enfrentamos a defasagem do SUS, uma vez que toda a modernização realizada até então, acaba custeando a falta dos valores que já deveriam ter sido reajustados. Isso também impacta nos salários dos colaboradores, que só está sendo pago até o quinto dia útil de cada mês, por conta de uma antecipação de salário feita pelo Executivo Municipal. A gestão do hospital, feita pela equipe da Direção, a qual realiza um trabalho voluntário, há 14 anos busca oferecer a todos um serviço de qualidade na instituição, dando uma estrutura que atenda as demandas tanto dos pacientes, quanto daqueles que trabalham na instituição. Queremos agradecer ao Executivo e ao Legislativo de Carazinho”, explica Jocélio.
Jocélio ainda lembra, que em anos anteriores o HCC acabava buscando financiamento para pagar esse valor, causando assim endividamento da instituição. Em 2023, o Executivo aportou esse recurso e evitou maiores prejuízos para o HCC, como o pagamento de altos juros, bem como o Hospital pode investir em outros setores com o valor que estaria pagando aos bancos.
O Prefeito Municipal Milton Schmitz, ressaltou que esse é um recurso excepcional, que contribui com os colaboradores que trabalham no HCC, bem como ao próprio hospital. “Fizemos questão de ajudar o HCC, uma vez que isso faz parte da nossa melhoria na gestão. O Município conseguiu essa solução, graças ao trabalho da Direção do HCC e dos seus colaboradores”, disse.