O projeto utiliza metodologias que incentivam a participação ativa de todos os envolvidos, com o objetivo de mudar a cultura das organizações de saúde em relação à segurança do paciente. O projeto tem se destacado no setor de pesquisa e já teve quatro estudos publicados.
O Hospital de Clínicas de Carazinho está participando do projeto Saúde em Nossas Mãos, o qual é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa melhorar a segurança dos pacientes em hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. O projeto é realizado em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
O projeto utiliza metodologias que incentivam a participação ativa de todos os envolvidos, com o objetivo de mudar a cultura das organizações de saúde em relação à segurança do paciente. O projeto tem se destacado no setor de pesquisa e já teve quatro estudos publicados.
Neste projeto, o parceiro do HCC é o Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e estiveram no HCC os seus representantes e consultores Viviane Zopelaro e Patrick Jacobsen, os quais realizaram diversas ações, bem como conheceram as equipes e a estrutura do hospital. Esse foi o primeiro encontro, uma vez que o projeto tem duração de três anos no HCC. Dentro do Projeto, diante dos níveis baixos de infecção hospitalar, o HCC passou diretamente para o nível 2.
Segundo Viviane, o sentimento é que a equipe do HCC está disposta a atender cada vez melhor os pacientes. “Fomos extremamente bem recebidos por uma equipe com muita vontade de fazer a diferença no âmbito da saúde. Juntando a nossa expertise, com o conhecimento da equipe do HCC, nós vamos levar para a população um atendimento cada vez melhor, ou seja, uma excelência em atendimento a comunidade. Parabéns as equipes por estarem dispostos a fazerem esse movimento”, disse.
O projeto utiliza a metodologia denominada “modelo de melhoria”, orientada pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI) e utilizada com sucesso em várias iniciativas ao redor do mundo. Primeiramente, é feito um teste em pequena escala, em um grupo de pacientes e profissionais da saúde, que resulta em aprendizado e adaptações. Uma vez testado e implantado, procede-se para o restante da unidade progressivamente. A capacitação das equipes acontece por meio de encontros virtuais e presenciais, permitindo uma rica troca de experiência entre os hospitais. As melhorias implantadas são monitoradas por indicadores e por visitas técnicas in loco, realizadas pelas equipes dos hospitais de excelência.
São compostas equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno da UTI, além da nomeação de líderes de projeto em cada hospital, responsáveis por engajar as equipes e estimular a implementação de práticas seguras, a partir das metodologias e ferramentas específicas de qualidade e segurança do paciente. Além dessas frentes, o projeto prevê a incorporação de uma rotina de coleta de dados e indicadores relacionados aos protocolos utilizados pela iniciativa.
Além do Hospital Moinhos de Vento, participam do PROADI-SUS os hospitais: Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Sírio-Libanês.
A gerente de enfermagem do HCC, Aline Vanessa de Ávila, explica que o objetivo principal do Projeto saúde em Nossas Mãos é aplicar ações e estudos dentro das UTIs, onde se possa diminuir indicadores de infecção hospitalar. “Além do impacto financeiro tão importante para manter os atendimentos ao nível de terapia intensiva, está o aprimoramento na segurança do nosso paciente. O HCC já conta com índices baixos de infecção hospitalar, porém ele agregará melhorias para a nossa UTI, como melhores processos, estratégias e serviços, proporcionando um melhor tratamento para nossos pacientes. Tudo isso, aliado à nossa tecnologia, com a inovação do método de trabalho utilizado nos hospitais de referência do nosso país”, conclui.