Caracteriza-se por SAE, o processo qual permite que o trabalho de enfermagem seja realizado de maneira preparada e sistemática, obedecendo fundamentação baseada na ciência e em evidências.
Caracteriza-se por SAE, o processo qual permite que o trabalho de enfermagem seja realizado de maneira preparada e sistemática, obedecendo fundamentação baseada na ciência e em evidências. Objetiva por identificar alterações relacionadas ao binômio saúde-doença, programando assim, a aplicação e implementação de cuidados específicos para cada situação encontrada. Como resultado final, prima-se pelo restabelecimento da saúde do paciente e educá-lo em promoção da saúde. Porém, trata-se de um trabalho minucioso, que dispõe tempo e dedicação.
Sabe-se que, agregar tecnologia de informação em saúde, é atualmente, uma necessidade premente nas instituições hospitalares. E para que, se torne mais viável a aplicabilidade da SAE em UTI é de grande utilidade que seu instrumento de trabalho seja de fácil acesso e manuseio e adequado a teoria de enfermagem escolhida para fundamentar o Processo de Enfermagem (PE).
Um dos grandes desafios na implementação dos registros eletrônicos em enfermagem, é conseguir criar sistemas que estejam adequados a demanda exigida, ou estes podem acarretar impacto negativo para o cuidado, visto que podem não estar atendendo o proposto. Para que sejam mais efetivos, é essencial que o enfermeiro venha a participar de seu processo de criação e controle.
Neste mês de fevereiro, o HCC está iniciando a implementação da informatização da Sistematização da Assistência de Enfermagem, onde o serviço de tecnologia de informação em conjunto com a enfermagem, criaram o sistema que estará sendo utilizado primeiramente na Unidade de Terapia Intensiva. Os responsáveis pela criação do software foram os colaboradores da tecnologia
Rafael Pedralli e
Maiquel Melo que vem apresentar este projeto ao HCC que comparado aos demais hospitais de seu porte, está sendo pioneiro na região neste processo de informatização, o que vem a ser uma realidade nacional na utilização de métodos que melhorem a qualidade na assistência ao paciente. Lembrando que a UTI já realiza a SAE, porém de forma manual. Este processo iniciou-se a cinco anos em uma parceria com o Hospital e o Curso de Enfermagem da ULBRA- Carazinho.
Texto: Enf. Carla Both
Especialista em Terapia Intensiva Adulto/UTI Hospital de Caridade de Carazinho