15/07/2016
De acordo com a nutricionista do HCC, Juliana Piva Paim, as dietas são elaboradas considerando o estado clínico, nutricional e fisiológico dos pacientes. Em todas elas, porém, existe a preocupação em proporcionar aos internados uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, saborosa.
A nutrição hospitalar tem um papel fundamental na evolução clínica e recuperação dos pacientes, podendo reduzir as complicações e o tempo de internação. O Hospital de Caridade de Carazinho conta com um serviço de Nutrição cuja função é garantir uma alimentação equilibrada e o aporte energético necessário para a reabilitação dos internados, de acordo com a enfermidade apresentada.
De acordo com a nutricionista do HCC, Juliana Piva Paim, as dietas são elaboradas considerando o estado clínico, nutricional e fisiológico das pessoas. “A dieta hospitalar visa preservar a condição nutricional dos pacientes, garantindo a eles o subsídio energético que precisam e proporcionando maior qualidade de vida”, salienta.
Segundo Juliana, semanalmente, são formuladas inúmeros tipos de dietas, de acordo com as patologias dos pacientes internados, que são direcionadas conforme a prescrição médica. Em todas elas, porém, existe a preocupação em proporcionar aos internados uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, saborosa. “Diariamente, são servidas seis refeições para cada paciente - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia -, todas preparadas na cozinha do HCC”, destaca.
Apenas no mês de junho, foram servidas mais de 16mil refeições no hospital. De abril a junho, os números ultrapassam os 49mil. Além disso, a equipe do setor – que, além da nutricionista, conta com 35 funcionárias, entre cozinheiras, padeiras, copeiras, atendentes na lancheria e estoquista -, é responsável por preparar a comida disponibilizada na lancheria da instituição de saúde, onde, no mês passado, foram servidas quase uma tonelada de alimentos.