05/08/2016
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, comemoram, de 1º a 7 de agosto, a XXV Semana Mundial da Amamentação. Em 2016, a iniciativa visa reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe e apresentar os benefícios que o ato de amamentar proporciona ao meio ambiente.
Com o tema “Amamentar faz bem à saúde da mãe, do bebê e também do planeta”, o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, comemoram, de 1º a 7 de agosto, a XXV Semana Mundial da Amamentação. Promovida pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês), a iniciativa é desenvolvida em mais de 150 países, e, este ano, visa alertar sobre a importância da amamentação para que sejam alcançadas as 17 metas dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, definidos pela ONU.
De acordo com as informações da campanha, os fatores positivos da amamentação vão além da relação entre mãe e filho, pois, por ser produzido pela mulher, o leite materno não agride o meio ambiente, já que não necessita de embalagens, não utiliza água, gás e energia elétrica para seu preparo e diminui o uso de medicamentos e internação hospitalar, uma vez que a criança amamentada adoece menos.
Conforme a enfermeira responsável pela maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, Viviane Piccinini Fassini, o leite materno é o único alimento necessário para a criança até os seis meses de vida, sendo recomendado até os dois anos de idade. “Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Também, age como um tipo de vacina contra várias doenças, aumentando a imunidade. É protetor gástrico, diminuindo o índice de cólicas e o refluxo. Além disso, o ato de amor traz conforto e afeto para a mãe e para o recém-nascido, aumentando o vínculo entre os dois”, salienta.
A enfermeira destaca, ainda, que o ato de amamentar faz bem, também, para a saúde da mulher. “Quando a mãe amamenta, seu útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, diminuindo o risco de hemorragia. Além disso, a ação de amamentar auxilia na perda do peso adquirido durante a gestação”, comenta.
Para orientar as mulheres sobre a importância do aleitamento materno e incentivá-las a amamentarem seus filhos, o HCC realiza, uma vez por ano, um curso para gestastes, onde o assunto é abordado. Ainda, na pré-sala de parto e exames, são transmitidos vídeos a respeito deste tema. “Também, são realizadas palestras quinzenais ou mensais para orientar as mães sobre a pega correta do bebê na mama. E, diariamente, a equipe da maternidade do hospital procura orientar as pacientes, individualmente, quanto à importância da amamentação, sanando suas dúvidas”, salienta Viviane.