HCC

Imagem de Nossa Senhora de Fátima é restaurada e recebe bênção no HCC

10/08/2016

Na tarde de terça-feira (09), a imagem foi abençoada pelo Padre João Gheno Neto, em uma solenidade que contou com a presença dos membros da diretoria executiva do Hospital de Caridade de Carazinho, de colaboradores da instituição de saúde, membros da comunidade, além dos profissionais que contribuíram para que a recuperação do símbolo religioso acontecesse.

Há muitos anos, o pátio do Hospital de Caridade de Carazinho é protegido por uma estátua de Nossa Senhora de Fátima. Com frequência, as pessoas param em frente à imagem para fazer suas orações e ter seus momentos de espiritualidade e fé.
Até o fim de 2012, a santa ficava localizada próxima a antiga emergência, na esquina com a Avenida Pátria. Em virtude de obras para melhoria da estrutura e prestação de serviço da instituição de saúde, naquele ano, a estátua ganhou um novo espaço, estando, desde então, do outro lado do pátio do HCC.
Com o objetivo de tornar esse local ainda mais acolhedor, a direção do hospital buscou apoio para que as imagens de Nossa Senhora de Fátima e das crianças que rezam a seus pés fossem restauradas, assim, elas receberam novas tonalidades e um colorido painel ao fundo.
Concluído o trabalho de restauração e a reforma do local onde a santa foi alocada, a imagem recebeu, na tarde de terça-feira (09), a bênção do Padre João Gheno Neto. A solenidade contou com a presença dos membros da diretoria executiva do HCC, de colaboradores da instituição de saúde, membros da comunidade, além dos profissionais que contribuíram para que a recuperação do símbolo religioso acontecesse.
A restauração foi realizada, de forma voluntária, pelo escultor Juliano Siqueira, que explicou, durante sua fala, a escolha das cores das vestimentas de Lúcia, Francisco e Jacinta – crianças que, de acordo com a história, teriam visto a aparição de Nossa Senhora enquanto brincavam. Segundo ele, as pinturas foram inspiradas nas cores dos países de origem dos povos imigrantes que contribuíram para a formação sócio-cultural de Carazinho. 
A artista plástica Ilse Ana Piva Paim, que, também de forma voluntária, deu vida e cor ao painel que complementa o espaço, disse, durante a cerimônia, que a pintura do céu representaa finitude do ser humano e a da natureza retrata a capacidade que as pessoas têm de serem melhores, de fazerem o bem. 
Em sua manifestação, o diretor geral da instituição de saúde, Helio Lutz, que esteve à frente do projeto, agradeceu a todas as pessoas que contribuíram com a restauração. Além dos artistas, a obra contou com o apoio da Construtora Hoffmann e do proprietário das lojas Bazar Paulinho, Paulo Pauletti. “Que este espaço seja o refúgio da instituição e de todos que por aqui passam”, salientou.
O Padre João Gheno Neto, que coordenou a cerimônia, destacou a importância do símbolo para o acolhimento das pessoas, independentemente de religião. Além disso, parabenizou a direção da instituição de saúde pela iniciativa e agradeceu a oportunidade de estar realizando a bênção. Por fim, após a leitura de uma passagem bíblica, abençoou as imagens e desejou a todos os presentes educação, saúde, paz e fraternidade. 


Siga-nos!