HCC

Reunião de Lideranças do HCC aborda a otimização do tempo no ambiente de trabalho

11/08/2016

Durante o encontro, realizado na quarta-feira (10), foram apresentados os malefícios da falta de organização e do adiamento das funções, tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal, e destacadas algumas medidas simples que podem evitar o desperdício de tempo e tornar as atividades laborais mais eficazes.

Na manhã de quarta-feira (10), as lideranças de todos os setores do Hospital de Caridade de Carazinho participaram da reunião de capacitação do mês de agosto. O encontro, elaborado e coordenado por um grupo de líderes, teve como tema a organização e a otimização do tempo no ambiente de trabalho.
No início da atividade, por meio de uma dinâmica, os componentes do grupo ressaltaram a importância de se conhecer a tarefa a ser executada para que a sua realização seja efetiva. “A partir do momento em que se sabe o que precisa ser feito e os resultados almejados, a tarefa se torna mais fácil e rápida de ser realizada”, destacaram.
Em seguida, foi exibido um vídeo que apresentou os malefícios da falta de organização e do adiamento das funções, tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal. De acordo com o grupo, a administração do tempo é essencial para que rotina de trabalho seja produtiva e tranquila, pois, evita o retrabalho, a sobrecarga e o estresse.
Depois, foram destacadas algumas medidas simples que podem evitar o desperdício de tempo e tornar as atividades laborais mais eficazes, como descrever as tarefas em uma agenda, estabelecer metas atingíveis, definir prioridades, dividir o tempo, não deixar as tarefas para a última hora, delegar funções e trabalhar em equipe, entre outras.
A importância do descanso e dos momentos de descontração também foi salientada pelos integrantes do grupo. Segundo eles, fazer pausas durante o desenvolvimento das funções contribui para o desempenho e a produtividade das atividades, assim como, para a disposição e a qualidade de vida dos colaboradores.
Para finalizar a capacitação, as lideranças participaram de uma dinâmica que comparou a vida a uma montanha-russa. Enquanto imitavam os movimentos de quem brinca em uma montanha-russa, de forma descontraída, os colaboradores foram instigados a refletir sobre os caminhos que a vida apresenta, com altos e baixos, momentos de dificuldade e satisfação, de rapidez e tranquilidade, de segurança e medos, além das mudanças de trajetória que acontecem.
As reuniões de lideranças acontecem todos os meses, com o propósito de promover o entrosamento entre os colaboradores, aprimorar a comunicação entre os setores, alertar as equipes para os desafios que se aproximam e traçar metas e objetivos futuros, a fim de que as informações sejam disseminadas e cheguem aos demais funcionários e à comunidade. A organização das atividades é realizada pelos próprios participantes, que, divididos em pequenos grupos, definem os temas e a metodologia de trabalho. 


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