HCC

Campanha de Doação de Sangue do HCC tem participação expressiva da comunidade

10/09/2016

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (10), a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, 117 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 96 tiveram seu sangue efetivamente coletado.

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (10), a terceira edição da Campanha de Doação de Sangue, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde.
Como nas ações anteriores, a participação da comunidade carazinhense foi expressiva, alcançando a meta de doações prevista. Durante todo o dia, 117 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 96 tiveram seu sangue efetivamente coletado.
A enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Carine Seffrin Miguel, explica que essa diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas acontece porque, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450 ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece.
A doadora Rosicléia Piovesan chegou cedo ao hospital para participar da campanha e foi a primeira a realizar a coleta nesta terceira edição. Ela conta que doa sangue sempre que é possível, pois sabe que, assim, está ajudando a salvar vidas.
A vontade de auxiliar quem necessita também motivou a voluntária Kely Rejane Alves a praticar o gesto solidário, pela primeira vez. Ela afirma que a dificuldade de se deslocar até Passo Fundo impediu que fizesse a doação anteriormente, mas, com a vinda da unidade móvel do Hemopasso à Carazinho, a adesão à campanha pode ser concretizada.
O doador José Henrique Dallagnese comenta que é a segunda vez que participa da campanha do HCC. “Eu gosto de ajudar as pessoas e sei que muitas estão precisando de doações de sangue. Realizar essas ações faz com que eu me sinta útil”, ressalta.
Depois da doação, os participantes foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Também, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.
Além de carazinhenses, a iniciativa contou com a participação de pessoas de outros municípios, como Coqueiros do Sul, Não-Me-Toque, Novo Barreiro, Bento Gonçalves e, inclusive, de Curitiba. Alguns deles aproveitaram a oportunidade para repor o sangue utilizado por familiares e amigos que estiveram internados no HCC e necessitaram de transfusão. 


Siga-nos!