HCC

Atendimentos realizados pelo SAMU aumentam em Carazinho

10/01/2017

Apenas em 2016, foram registradas 2.455 ocorrências, atendidas pelo Suporte Básico de Vida e pelo Suporte Avançado, totalizando 161 a mais que em 2015. Na manhã de segunda-feira (09), o SAMU de Carazinho recebeu uma das 61 ambulâncias destinadas pelo Governo Federal a municípios gaúchos. A cidade foi beneficiada com uma UTI Móvel.

Os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Carazinho vêm aumentando consideravelmente, ano após ano. Apenas em 2016, foram registradas 2.455 ocorrências, atendidas pelo Suporte Básico de Vida e pelo Suporte Avançado, totalizando 161 a mais que em 2015.
Considerando apenas o Suporte Avançado - que é aquele que conta com profissional médico, enfermeiro e condutor -, cuja responsabilidade é do Hospital de Caridade de Carazinho, foram efetivados 808 atendimentos no ano passado, 35 a mais que em 2015. Para o enfermeiro coordenador do SAMU de Carazinho, Cleverson Metzdorf, o fato de a população ter aprendido a chamar o serviço é um dos fatores que contribuíram para esse aumento. “As pessoas entenderam o procedimento e passaram a executá-lo de forma correta”, comenta.
Além disso, de acordo com o médico responsável técnico do SAMU, Felipe Silva de Vasconcelos, alguns fatores de risco, como o estresse, a má alimentação e o sedentarismo, ajudam a desencadear uma série de doenças. Assim, à medida que a incidência desses fatores aumenta, cresce, também, o número de pessoas com problemas de saúde e, consequentemente, a quantidade de ocorrências.
São justamente os atendimentos de casos clínicos, como mal-estar, convulsões e pressão alta, os de maior incidência em 2016, totalizando 57%. Em seguida, estão os atendimentos de acidentes de trânsito, que somaram 29%.
Um dos índices que chama a atenção, ainda, é o aumento das ocorrências de agressão, de ferimentos por arma branca e por arma de fogo. Em 2016, foram atendidos pelo SAMU 61 casos de agressão, 13% a mais que em 2015, 23 casos de ferimentos por arma branca, 44% a mais que em 2015, e 31 casos de ferimentos por arma de fogo, registrando um crescimento de 82% em comparação com o ano passado. Para os profissionais responsáveis pelo serviço, esses números refletem o aumento da violência no município.
SAMU de Carazinho recebe nova ambulância
Carazinho recebeu, na manhã de segunda-feira (09), uma das 61 ambulâncias destinadas pelo Governo Federal a municípios gaúchos, para renovar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A cerimônia de entrega dos veículos aconteceu no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença do presidente Michel Temer.
Participaram do evento, representando Carazinho, o prefeito Milton Schmitz, o vice-prefeito Fernando Sant’Anna de Moraes, a secretária de saúde, Anelise Almeida, os vereadores Estevão De Loreno, Lucas Lopes e Luis Fernando Costa, o enfermeiro coordenador do SAMU, Cleverson Metzdorf, o médico responsável técnico do SAMU, Felipe Silva de Vasconcelos, e o condutor Paulo Schwalbert.
A cidade foi beneficiada com uma UTI Móvel, juntamente com Porto Alegre, Bento Gonçalves, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões e Taquari. Os demais municípios receberam unidades básicas.
A escolha dos contemplados ocorreu de acordo com critérios técnicos, como solicitação prévia pelo município ao Ministério da Saúde, frota de veículos com mais de 200 mil quilômetros rodados e com no mínimo três anos de uso. As novas ambulâncias têm valores estimados de R$297 mil (suporte avançado) e R$150 mil (suporte básico).


Comitiva de Carazinho acompanhada do assessor do chefe da Casa Civil Márcio Biolchi, Romano Guerra.
Foto: Divulgação Câmara de Vereadores de Carazinho


Siga-nos!