19/01/2017
A Adrenalectomia Videolaparoscópica consiste na retirada da glândula adrenal ou suprarrenal, situada acima dos rins. A retirada dessa glândula já havia sido realizada no Hospital de Caridade de Carazinho, utilizando a técnica de cirurgia convencional, por via aberta. Porém, a técnica por vídeo - na qual são feitos apenas alguns pequenos cortes no abdômen do paciente - foi utilizada pela primeira vez na instituição de saúde, para esse tipo de procedimento.
Na última semana, foi realizada, no Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Carazinho, uma Adrenalectomia Videolaparoscópica: cirurgia que consiste na retirada da glândula adrenal ou suprarrenal, situada acima dos rins.
A retirada dessa glândula já havia sido realizada no HCC, utilizando a técnica de cirurgia convencional, por via aberta. Porém, a técnica por vídeo - na qual são feitos apenas alguns pequenos cortes no abdômen do paciente - foi utilizada pela primeira vez na instituição de saúde, para esse tipo de procedimento.
De acordo com o cirurgião oncológico, Dr. Ivan Neutzling Ludtke, a cirurgia videolaparoscópica é minimamente invasiva, por isso, o paciente sente menos dor no pós-operatório e recupera-se com mais rapidez. Assim, consequentemente, retorna mais rapidamente às suas atividades normais.
Por esse motivo, segundo ele, nos últimos meses, tem se buscado utilizar no HCC, em casos selecionados, a técnica por vídeo nos mais diversos tipos de procedimentos, como em cirurgias pélvicas, ginecológicas, urológicas e de intestino.
Conforme o médico urologista, Dr. André Lau, o procedimento da última semana foi realizado em virtude de um tumor em uma das glândulas adrenais. Ele explica que essas glândulas são responsáveis pela produção de alguns hormônios importantes para o organismo, que contribuem para a manutenção da pressão arterial e para a ativação dos mecanismos de defesa, por exemplo.
Segundo o urologista, o paciente operado é do sexo masculino, tem 29 anos e recebeu alta no segundo dia de pós-operatório.
*Imagem ilustrativa/ Fonte: http://www.ultrabio.eu/pt-pt/especialidade/cirurgia-geral