HCC

HCC 82 anos: uma história marcada por conquistas

23/01/2017

A semana é de comemoração! Na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, o Hospital de Caridade de Carazinho estará comemorando 82 anos de história. Para marcar a data festiva, durante esta semana, uma série de reportagens será publicada no site da instituição de saúde. Na primeira das cinco publicações, os leitores conhecerão a história do hospital, os desafios e conquistas que marcaram esses 82 anos, desde a sua fundação, em 1935.

O Hospital de Caridade de Carazinho foi fundado em 27 de janeiro de 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.
Em 1936, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para construção da entidade, área que foi ampliada no ano seguinte, com a compra de outra parcela de terras. 
Após cinco anos de obras, em 9 de agosto de 1942, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações.
Em 1962, com a construção de novas alas, foram criadas duas salas de cirurgias, a Maternidade, dois ambulatórios e o serviço de emergência.  Já nesta época, o HCC firmava-se como um dos melhores hospitais do interior de estado, conquistando, em 1963, o título de Entidade Filantrópica.
Em 1990, a administração da instituição retornou às mãos dos carazinhenses, já que, desde 1988, havia sido comandada pela Sociedade Beneficente São Camilo. Nesta nova gestão, foi instituído o modelo de administração participativa, como forma de envolver todos os segmentos da sociedade para o êxito do funcionamento do hospital. A formação de diversas comissões de trabalho, para solucionar questões relevantes, desde financeiras até as de recursos humanos, foi a maneira encontrada para operacionalizar essa nova gestão.
A partir de então, os investimentos na infraestrutura e os recursos técnicos foram consideráveis: foi inaugurado o serviço de diagnóstico por imagem, com novo sistema de Raios-X; adquiridos equipamentos para ultrassonografia e para o tratamento e segurança dos pacientes; reformados o ambulatório, a farmácia, a maternidade, a unidade de hemodiálise, o setor de Pediatria, do Serviço de Neurologia, entre outros espaços.
Após a virada de século, outros investimentos tecnológicos e de modernização da estrutura física da instituição foram concretizados. Em 2007, foi inaugurado o novo Centro de Oncologia e, em 2009, as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência, proporcionando à comunidade um local de atendimento mais amplo e confortável.
Em 2010, foi lançado o projeto de reforma e modernização da hotelaria do HCC, através da parceria com empresas privadas, instituições e pessoas físicas, e sempre com o apoio da Maçonaria Unida de Carazinho. Desde então, mais de 27 acomodações foram completamente reformadas e colocadas à disposição da comunidade.
Em 2011, foi firmada a parceria com a Universidade de Passo Fundo – UPF, para viabilizar a inserção de estudantes de medicina na instituição. No mesmo ano, aconteceu a inauguração do novo Centro Cirúrgico e de Recuperação do hospital. Ainda, em 2014, ocorreu a inauguração das novas instalações da Unidade Psicossocial, destinada ao tratamento de pacientes dependentes químicos e/ou com transtornos mentais.
Em 2015, graças a uma parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, foi iniciado o programa de Residência Médica no HCC, fato que também marcou a história do hospital, firmando seu desejo de tornar-se referência como campo de prática para estudantes e médicos residentes.
Atualmente, a instituição quase 150 leitos, para internações pelo SUS, convênios e particulares, atendendo uma população de cerca de 110 mil habitantes. O hospital conta com serviços de média e alta complexidade, sendo de alta complexidade os serviços de Oncologia, de Hemodiálise e a Unidade de Terapia Intensiva, além dos exames de Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, disponíveis no setor de Diagnóstico.
Em mais de oito décadas de existência do HCC, é possível perceber, através de tantas conquistas, a imensa obstinação e a dedicação dessas pessoas, que foram capazes de transformar uma necessidade em um sonho, um sonho em realidade e essa realidade em novos desafios.
Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, estar à frente desta instituição que comemora 82 anos de existência, num momento de dificuldades, avanços e transformações, é um grande desafio. “Fazer parte da história desta instituição, juntamente com toda nossa diretoria, requer muito trabalho e dedicação extrema. Ex-presidentes e suas diretorias contribuíram de forma significativa para os avanços em nosso hospital, por isso, também precisamos fazer a diferença diante deste cenário de grandes dificuldades, porém, de oportunidades que se apresenta. As parcerias com as universidades, instituições, poder público, meio político, profissionais médicos e nossos colaboradores, nos fazem acreditar, cada vez mais, que temos sim condições de tornar o HCC uma referência no estado”, salienta.


Siga-nos!