HCC

Parceria entre prefeitura de Carazinho e UFFS é firmada em reunião no HCC

02/02/2017

Com o convênio, a cidade irá se tornar campo de prática e de formação dos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul. Ou seja, os estudantes virão até Carazinho para aprender com os profissionais da saúde que atuam nas Estratégias da Saúde da Família – ESFs. Em contrapartida, a UFFS estará disponível para a promoção, em conjunto, de cursos profissionalizantes, palestras, produção de pesquisas científicas e outras atividades.

Na tarde desta quinta-feira (02), foi realizada, no Hospital de Caridade de Carazinho, uma reunião com os representantes do governo municipal e da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Passo Fundo. O objetivo do encontro foi apresentar uma proposta de convênio entre a prefeitura de Carazinho e a Universidade, a fim de que a cidade torne-se campo de prática e de formação dos acadêmicos do curso de Medicina da UFFS.
O HCC possui uma forte parceria com a Universidade. Juntas, as instituições desenvolvem o Programa de Residência Médica em Clínica Médica e aprovaram, no ano passado, a implantação de uma nova especialização em Cirurgia Geral. Por isso, a direção do hospital foi convidada para mediar o encontro.
Participaram da reunião, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, o administrador Felipe Sohne, o diretor geral, Hélio Lütz, a gerente institucional, Larissa Rosa, e o diretor técnico, Darlan Martins Lara. Representando a administração municipal, estavam prefeito Milton Schmitz, e a secretária da Saúde, Anelise Almeida. E representando a Universidade, o diretor do campus Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias, e o coordenador da Comissão de Residência Médica, Jairo Caovilla.
Ao apresentar a proposta de convênio, o diretor do campus Passo Fundo da UFFS explanou sobre a estrutura da instituição de ensino e destacou o desejo da Universidade em incluir Carazinho no seu grupo seleto de parceiros. Com a aprovação do convênio, as Unidades Básicas de Saúde do município se tornariam campo de aprendizado prático para os acadêmicos do curso de Medicina.
Ou seja, os estudantes viriam até Carazinho para aprender com os profissionais da saúde que atuam nas Estratégias da Saúde da Família – ESFs. Em contrapartida, a Universidade estaria disponível para a promoção, em conjunto, de cursos profissionalizantes, palestras, produção de pesquisas científicas e outras atividades.
O prefeito Milton Schmitz, após ouvir a proposta, agradeceu aos representantes da Universidade pelo interesse em firmar essa parceria e, prontamente, garantiu que a administração municipal irá realizar as formalidades e adequações necessárias para que, já no primeiro semestre letivo de 2017, os acadêmicos possam iniciar as atividades práticas em Carazinho.
Ainda, durante a reunião, foi salientado o interesse, tanto do HCC quanto da UFFS, em implantar na instituição de saúde um estágio curricular em regime de internato médico, para os estudantes de Medicina. O hospital já realiza esse tipo de estágio em parceria com a Universidade de Passo Fundo.


Siga-nos!