HCC

Governador Sartori assina convênio para a construção da nova UTI Adulto do HCC

05/03/2017

O ato formal, realizado neste domingo (05), no Salão Nobre do Hospital de Caridade de Carazinho, contou, também, com a presença do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, do secretário chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, além de outras autoridades políticas. O convênio firmado com o governo estadual, através da Secretaria de Saúde, prevê a destinação de 2 milhões de reais ao HCC, para a construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva para adultos.

O Hospital de Caridade de Carazinho recebeu, neste domingo (05), o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e o secretário chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, para a solenidade de assinatura do convênio referente à construção da nova Unidade de Terapia Intensiva para adultos da instituição de saúde.
O ato formal, realizado no Salão Nobre do HCC, contou, também, com a presença do procurador geral da Justiça do estado, Marcelo Lemos Dornelles, do secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, dos deputados estaduais, Juvir Costella e Gilmar Sossella, do deputado federal Jerônimo Goergen, do prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, do presidente da Câmara de Vereadores do município, Estevão De Loreno, além da primeira-dama do estado e secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos e de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, de outras autoridades políticas e educacionais, lideranças de entidades, membros da diretoria do hospital, profissionais médicos e colaboradores.
O convênio firmado com o governo estadual, através da Secretaria de Saúde, prevê a destinação de 2 milhões de reais ao HCC, sendo cerca de 1 milhão e 326 mil para a construção da obra civil e 674 mil para a aquisição de equipamentos.
A nova UTI terá capacidade para 10 leitos de internação, organizados em um espaço de aproximadamente 500m² - o dobro da unidade atual. O projeto já foi aprovado junto à Vigilância Sanitária do Estado, que determina os requisitos e normas técnicas exigidas para a habilitação desse tipo de unidade hospitalar.
Durante a solenidade de assinatura do convênio, o presidente do HCC, Jocélio Cunha, destacou que construção da nova UTI faz parte do planejamento traçado pela direção da instituição de saúde visando o crescimento contínuo e a modernização do hospital. Segundo ele, a nova unidade irá ampliar a oferta e a qualidade dos serviços prestados, proporcionando maior segurança e eficácia ao tratamento destinado à comunidade.
“Esse é um momento ímpar para Carazinho e para o HCC. A UTI atual possui 25 anos, conta com sete leitos de internação e atente uma população regional de 200 mil habitantes. Com esse convênio, o HCC estará proporcionando a essa comunidade regional uma UTI de primeiro mundo, uma UTI moderna. Gostaria de agradecer, em nome da instituição, por esse gesto que vai proporcionar à comunidade um atendimento de maior qualidade e salvar muitas vidas”, salientou.
O governador do estado, José Ivo Sartori, após saudar nominalmente as autoridades presentes, ressaltou a participação de toda a comunidade na conquista desta nova UTI. “Esse convênio é, também, fruto do trabalho da comunidade local e regional, é resultado do trabalho de todos. Foi conquistado porque a comunidade foi atrás, se envolveu, foi buscar uma maneira de tornar possível a construção de uma nova UTI, que vai qualificar o atendimento a toda essa população. Para mim é uma alegria estar assinando esse convênio, pelo esforço de todos que se envolveram, pelo esforço da comunidade e de todos que trabalham aqui”, enfatizou.
O secretário chefe da casa civil, Márcio Biolchi, reforçou a importância do ato para a comunidade de Carazinho e região. “Essa casa, ao longo dos últimos anos, vem passando por um processo de modernização e hoje temos uma UTI que está aquém do conjunto do hospital. Se esse investimento é significante em valores, mais significante ainda é aquilo que ele pode proporcionar para a nossa cidade, para a nossa região, nos momentos que as pessoas mais precisam de uma instalação apropriada e à altura do corpo clínico e dos profissionais que atuam neste hospital”, ressaltou.  
Aproveitando a presença do governador, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, em seu pronunciamento, enfatizou seu desejo de colocar o município, com o apoio do executivo estadual, na rota do desenvolvimento.  “Nós queremos a interiorização do desenvolvimento e o nosso Carazinho reúne muitas condições, possui vantagens competitivas para estarmos avançando e alavancando o desenvolvimento, buscado mais empregabilidade para o nosso povo. Queremos que Carazinho seja lembrado, queremos que as coisas andem, afinal, nós temos as duas universidades, uma infraestrutura maravilhosa e, principalmente, gente muito boa e com muita vontade de trabalhar”, destacou.
Em sua explanação, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, apresentou dados sobre o desemprego no Brasil, explicando algumas medidas do governo federal para reduzir esses índices, entre elas, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos, a proposta da reforma na Previdência Social e a modernização da legislação do país. “O governo está tomando suas iniciativas no sentido de fazer com que a economia se estabeleça novamente e os investidores tenham uma perspectiva segura para investir e, por consequência, comecem a gerar empregos no nosso país”, afirmou.  
Em meio aos pronunciamentos, todos os membros da mesa de honra foram convidados a assinar o convênio referente à construção da nova Unidade de Terapia Intensiva. Ainda, após a solenidade, as autoridades visitaram a atual UTI do hospital.  


Siga-nos!