HCC

HCC participa de encontro com lideranças da área da saúde, em Passo Fundo

30/03/2017

A reunião, realizada no campus da Universidade Federal da Fronteira Sul, contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry de Holanda Campos, que, além de ter um extenso currículo acadêmico, atua, junto ao Ministério da Educação, no processo de expansão das escolas médicas na Rede Federal de Ensino Superior.

O administrador do Hospital de Caridade de Carazinho, Felipe Sohne, participou, na última segunda-feira (27), de um encontro com o reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, Henry de Holanda Campos, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Passo Fundo.
O reitor foi convidado pela UFFS para ministrar a aula magna do curso de Medicina, realizada no mesmo dia. Porém, a instituição de ensino aproveitou sua presença para organizar, também, uma reunião de trabalho com as lideranças da área de saúde da região, com o intuito de apresentar a ele a estrutura da universidade e os projetos desenvolvidos por ela em parceria com os hospitais de Passo Fundo e Carazinho.
De acordo com o administrador do HCC, a direção da instituição de ensino apresentou, inicialmente, um histórico das atividades desenvolvidas pela UFFS, desde a sua criação, em 2009, bem como, o espaço onde está lotada atualmente e a nova estrutura que está sendo construída junto ao Quartel do Exército de Passo Fundo. “Também, foram apresentadas as atividades e o formato do currículo do curso de Medicina da UFFS, as áreas de atuações de cada disciplina e as instituições de saúde que atuam como campo de prática dos programas de Residência Médica da universidade, entre elas, o HCC”, explica.
Além de ter um extenso currículo acadêmico - que conta com um curso de pós-doutorado em Imunologia de Transplantes, pela Universidade René Descartes, de Paris, França -, Henry de Holanda Campos atua, junto ao Ministério da Educação, no processo de expansão das escolas médicas na Rede Federal de Ensino Superior, entre outras funções.
Foi por intermédio desse projeto, que a UFFS foi criada, há oito anos. Por isso, durante o encontro, o reitor da UFC explanou sobre a experiência vivenciada no Ministério da Educação e sobre o Programa Mais Médicos, que está relacionado, também, à criação de novas vagas de graduação em Medicina e Residência Médica.
Participaram do evento, ainda, o reitor da UFFS, Jaime Giolo; o diretor da UFSS, campus de Passo Fundo, Vanderlei de Oliveira Farias; o coordenador do curso de Medicina, Julio Stobbe; o coordenador acadêmico do campus, Rafael Kremer; o coordenador adjunto do curso de Medicina, Leandro Tuzzin; o coordenador da COREME, Jairo Caovila; o diretor clínico do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Rogério Tomasi Riffel; o administrador do Hospital da Cidade de Passo Fundo, Luciney Bohrer; o superitendente do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário Jandir De David; o secretário municipal da Saúde de Passo Fundo, Luiz Artur Rosa Filho; e os professores Adlmir Fiabani, Gustavo Acrani e Vanderléia Laodete Pulga.


Siga-nos!