HCC

Campanha de Doação de Sangue do HCC tem expressiva participação da comunidade

29/04/2017

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (29), a primeira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o dia, 120 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 90 tiveram seu sangue efetivamente coletado.

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (29), a primeira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2017, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso e a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, como nas edições realizadas no ano passado, a ação contou com expressiva participação da comunidade carazinhense. “Durante todo o dia, 120 voluntários realizaram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 90 tiveram seu sangue efetivamente coletado”, explica.
Além disso, segundo ela, essa diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas acontece porque, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece a enfermeira.
A estagiária Melissa de Souza conta que costuma doar sangue com frequência, seja nas campanhas promovidas pelo HCC ou no próprio Hemopasso, em Passo Fundo. Para ela é gratificante poder ajudar as pessoas através da doação.
A vontade de auxiliar quem necessita também motivou o auxiliar de escritório, Gustavo Müller, a aderir à campanha. Ele afirma que já doou sangue outras vezes e que a vinda do Hemopasso a Carazinho facilitou a concretização do ato solidário.
A dona de casa Isabel Cristina dos Santos comenta que veio ao HCC doar sangue para a cunhada que realizou um procedimento cirúrgico nesta semana. Porém, afirma que faria a doação ainda que nenhum familiar ou amigo estivesse precisando. “É a segunda vez que eu participo da campanha do HCC. Acho essa iniciativa muito boa, pois, assim, não é necessário ir até Passo Fundo. Aconselho todos a doarem. Não dói nada!”, garante.
Depois da doação, todos os voluntários receberam um lanche e foram orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, receberam informações referentes aos cuidados com o curativo.
A estimativa é que outras três edições da Campanha de Doação de Sangue aconteçam no HCC no decorrer deste ano, em datas ainda não definidas. 


Siga-nos!