HCC

Palestra e minicursos marcam o início da VI Semana de Enfermagem do HCC

17/05/2017

O primeiro dia do evento contou com a palestra “Bactérias Multirresistentes”, ministrada pelo médico nefrologista e diretor técnico do HCC, Darlan Martins Lara, além dos minicursos: Interpretação de Eletrocardiograma (ECG), Prática de Intubação com Máscara Laríngea e Ventilação Mecânica.

Iniciou na terça-feira (16), a VI Semana de Enfermagem do Hospital de Caridade de Carazinho. Com o tema “A enfermagem baseada em evidências”, o evento marca as comemorações do Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, e do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, festejado em 20 de maio.
Destinada a estudantes e profissionais da saúde, a Semana é realizada, anualmente, com o objetivo de capacitar as equipes de enfermagem nas diversas áreas da assistência hospitalar, proporcionando à comunidade local e regional um atendimento cada vez mais qualificado. 
No primeiro dia de atividades, foram realizados, no turno da tarde, três minicursos: Interpretação de Eletrocardiograma (ECG), com a médica cardiologista, Roselei Graebin; Prática de Intubação com Máscara Laríngea, com a médica anestesiologista, Cheila Freitas; e Ventilação Mecânica, com a fisioterapeuta Naiara Pereira e a enfermeira Raquel Mello.
Além de apresentarem os conceitos teóricos, técnicos e históricos envolvendo cada uma das temáticas, os minicursos contaram com momentos práticos, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos e simular situações de atendimento ao paciente, sempre orientados pelos professores.
A abertura oficial do evento, porém, aconteceu no período da noite e contou com a palestra “Bactérias Multirresistentes”, ministrada pelo médico nefrologista e diretor técnico do HCC, Darlan Martins Lara.
Durante sua explanação, o palestrante apresentou, inicialmente, conceitos e dados históricos referentes às infecções relacionadas à assistência à saúde, popularmente conhecidas como infecções hospitalares. Destacou, também, os tipos de infecções mais comuns, de que forma elas são adquiridas, os critérios técnicos que determinam seu diagnóstico e índices de mortalidade no mundo.
Conforme o médico, essas infecções são ocasionadas por bactérias que podem entrar no organismo do paciente por diferentes meios. Por isso, as medidas de prevenção, tanto no ambiente hospitalar, quanto em casa e no convívio em comunidade são essenciais. “Lavar as mãos, de forma correta e frequente, é a principal maneira de evitar a sua contaminação e controlar a disseminação da infecção”, salientou.
Com relação à multirresistência das bactérias, o palestrante apontou o uso indevido dos antibióticos como fator determinante. Segundo ele, esses microrganismos têm ampla capacidade de reprodução, de comunicação entre si e de partilha dos mecanismos de resistência. Assim, se uma pessoa é exposta constantemente a antibióticos ou utiliza medicamentos de amplo espectro sem a necessidade, rapidamente as bactérias encontrarão formas de resistir a eles, de modo que não serão mais efetivos.
Por fim, o palestrante reiterou que, considerando esses fatores, o controle das infeções é resultado de um conjunto de ações, que envolvem o ambiente hospitalar, os consultórios, as casas de repouso e toda a comunidade, que precisa conscientizar-se sobre a importância do uso racional dos medicamentos, da lavagem constante das mãos, da utilização dos equipamentos de precaução, como as luvas, e da limpeza adequada dos espaços.
Antes da fala do médico convidado, ainda, o público foi acolhido pelo administrador do hospital, Felipe Sohne, que desejou as boas-vindas a todos e destacou a importância da constante atualização de conhecimentos, tanto para o crescimento profissional de cada um, quanto para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde ofertados à comunidade.
A programação da VI Semana de Enfermagem do HCC se estende até a próxima quinta-feira (18).
Confira o cronograma:


Siga-nos!