HCC

Reunião mensal de capacitação reúne profissionais da administração, gerências e supervisores do HCC

29/05/2017

Em 2017, os encontros são organizados e apresentados pelos próprios colaboradores e têm como foco as peculiaridades dos setores da instituição e as atribuições das diversas funções. Na reunião de maio, os setores apresentados foram: Serviço Social, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Unidade de Saúde Mental (Posto 6) e Auditoria.

Os profissionais da administração, gerências e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho participam, mensalmente, de reuniões de capacitação. Em 2017, os encontros são organizados e apresentados pelos próprios colaboradores e têm como foco as peculiaridades dos setores da instituição e as atribuições das diversas funções. Na reunião de maio, os setores apresentados foram: Serviço Social, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Unidade de Saúde Mental (Posto 6) e Auditoria.
No início da explanação, as assistentes sociais do HCC, Maíra dos Santos e Franciele Guimarães, apresentaram conceitos sobre o Serviço Social e a atuação dos profissionais da área. Segundo elas, os assistentes sociais podem atuar em diversos setores, entre eles, saúde, previdência, educação, habitação, lazer e justiça.  “Cabe a esses profissionais planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, atuando nas relações entre as pessoas no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços”, destacaram.
Elas apresentaram, também, dados históricos e de atendimento do Serviço Social do HCC, explicando como ocorrem as intervenções das assistentes sociais nos mais diversos casos.
Ao apresentar o setor de Psicologia Clínica, o psicólogo Marcelo Graciano salientou, inicialmente, o objetivo do serviço: atuar na busca do bem-estar e da saúde mental dos pacientes. Também, explicou como são solicitadas e realizadas as avaliações dos pacientes e, posteriormente, o acompanhamento de cada caso.
Por fim, ele demonstrou dados de atendimento nos diferentes setores do hospital, no período de janeiro a abril de 2017.
A fisioterapeuta do HCC, Naiara Pereira, ao apresentar o setor em que atua, falou, primeiramente, sobre os tipos de aplicação de fisioterapia (respiratória e motora) e os casos hospitalares em que a solicitação do serviço é mais comum.
Também, explanou sobre os equipamentos, recursos e materiais utilizados nas diferentes seções e a funcionalidade de cada um, assim como, sobre a Cinesioterapia (terapia do movimento), chamada de “carro chefe” da fisioterapia. Por fim, detalhou os índices de atendimento do setor em 2016.
Conforme a enfermeira Grasiele Sperotto, a Unidade de Saúde Mental (Posto 6) atende dependentes químicos e doentes psiquiátricos, em regime de internação hospitalar, para o tratamento de transtornos psiquiátricos  e desintoxicação da dependência de álcool e outras drogas. Em média, a internação dura entre 15 e 20 dias, período em que os pacientes são assistidos por uma equipe multidisciplinar, composta por médico psiquiatra, neurologista, psicólogo, assistente social, enfermeira, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional.
Durante sua fala, a profissional explicou, também, as regras e o funcionamento da unidade, salientando os critérios de inclusão e alta dos pacientes, as formas de encaminhar a internação, o que pode ou não ser incluído na mala dos pacientes, os horários de visitas e os direitos e deveres dos internados.
Por fim, a enfermeira auditora do HCC, Mari Luciane Bernhard, apresentou o setor de Auditoria e os demais serviços que estão sob sua responsabilidade: Agência Transfusional, Raio X, supervisão das secretárias e o Serviço Apoio Diagnóstico Terapia. (SADT).
Segundo ela, a Auditoria consiste na avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente, através da análise dos prontuários, do acompanhamento do paciente in loco e da verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõe a conta hospitalar. O objetivo do setor, portanto, é assegurar a qualidade da assistência ao paciente, evitar desperdícios e controlar excessos, garantir a satisfação dos clientes com relação ao atendimento e um pagamento justo mediante uma cobrança adequada.


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