HCC

Atividade de incentivo à amamentação é realizada na Maternidade do HCC

24/08/2017

Durante uma visita à instituição de saúde, um grupo de gestantes de Santo Antônio do Planalto participou, nesta semana, de uma palestra sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe.

 

A partir deste ano, o mês de agosto ganhou uma nova cor: o dourado. A tonalidade faz referência ao leite materno, alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde da criança. Assim, por meio da Lei Federal nº 13.435, de 12 de abril de 2017, o Brasil passa a ter um mês dedicado a esclarecer e conscientizar sobre a importância e os benefícios da amamentação.

Conforme a enfermeira responsável pela maternidade do Hospital de Caridade de Carazinho, Viviane Piccinini Fassini, o leite materno é o único alimento necessário para a criança até os seis meses de vida, sendo recomendado até os dois anos de idade. “Ele contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Também, age como um tipo de vacina contra várias doenças, aumentando a imunidade. É protetor gástrico, diminuindo o índice de cólicas e o refluxo. Além disso, o ato de amor traz conforto e afeto para a mãe e para o recém-nascido, aumentando o vínculo entre os dois”, salienta.

A enfermeira destaca, ainda, que o ato de amamentar faz bem, também, para a saúde da mulher. “Quando a mãe amamenta, seu útero volta ao tamanho normal mais rapidamente, diminuindo o risco de hemorragia. Além disso, a ação de amamentar auxilia na perda do peso adquirido durante a gestação”, comenta.

Apesar de tantos benefícios, apenas 38% das crianças são amamentadas de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Ou seja, na maioria dos casos, os bebês não são alimentados exclusivamente com o leite materno até o sexto mês de vida.

O Agosto Dourado surge, portanto, para mudar essa realidade, através da realização intensa de ações informativas e de incentivo à amamentação, destinadas a mães, pais e demais membros da sociedade, afinal, garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos. Como meta global, estima-se que até 2025 pelo menos 50% dos lactentes recebam o aleitamento materno.

Com esse objetivo, o Hospital de Caridade de Carazinho realiza, tradicionalmente, cursos para gestastes e palestras, onde são transmitidas informações sobre a amamentação, ressaltando os benefícios do leite materno e orientando sobre a pega correta do bebê na mama. Ainda, na pré-sala de parto e exames, são exibidos vídeos a respeito do tema e, diariamente, a equipe da Maternidade do hospital procura orientar as pacientes, individualmente, sanando suas dúvidas.

Nesta semana, por exemplo, durante uma visita à instituição de saúde, um grupo de gestantes de Santo Antônio do Planalto, acompanhado por profissionais da Assistência Social e Nutrição do município, participou de uma palestra sobre a temática, organizada pela equipe da Maternidade do HCC em parceria com as acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, campus Carazinho, que estão desenvolvendo o estágio curricular no hospital.


Siga-nos!