Com a aprovação do governo estadual, os pacientes oncológicos dos municípios de Barra Funda, Chapada, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Nova Boa Vista, Novo Xingú, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, São João das Missões, Três Palmeira e Trindade do Sul - que pertencem à 15ª CRS - serão encaminhados à instituição de saúde para tratamento.
O governo do estado do Rio Grande do Sul confirmou, na última sexta-feira (1º), através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que o serviço de Oncologia do Hospital de Caridade de Carazinho tornou-se referência para 13 cidades da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde – com sede em Palmeira das Missões.
A transferência do serviço para o HCC era um desejo antigo das comunidades dos municípios de Barra Funda, Chapada, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Nova Boa Vista, Novo Xingú, Ronda Alta, Rondinha, Sarandi, São João das Missões, Três Palmeira e Trindade do Sul, que, até então, precisavam deslocar-se à Erechim - distante cerca de 120km de Carazinho - para realizar o tratamento oncológico.
Por isso, há alguns anos, as autoridades administrativas e políticas dessas cidades, a direção do hospital, o executivo municipal de Carazinho e representantes da região nos poderes legislativo e executivo estadual vinham pleiteando, junto à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a mudança da referência para o HCC.
A coordenadora adjunta da 15ª CRS, Andreia Regina Blau, explica que a troca da referência em Oncologia para Carazinho busca atender os princípios da humanização dos serviços de saúde, mantendo a qualidade da assistência aos pacientes. “O deslocamento até Erechim torna-se desgastante para os pacientes, devido à distância. Assim, com a mudança para Carazinho, conseguiremos alcançar a humanização do atendimento, pois os pacientes poderão realizar o tratamento e retornar para casa em seguida, para o convívio de suas famílias”, comenta.
O presidente da instituição de saúde, Jocélio Cunha, exalta a conquista e ressalta os esforços realizados pela direção do hospital e demais parceiros, com o intuito de torná-lo uma referência na área da saúde, ampliando e aprimorando o atendimento à comunidade. “O HCC vem trabalhando, de forma intensa, em parceria com lideranças políticas, para melhorar a sua infraestrutura e a qualificação de seus profissionais, visando o acolhimento eficiente e humanizado de todos os pacientes que necessitarem de seus serviços. Ao tornar-se referência em Oncologia para mais esses 13 municípios, o hospital qualificará ainda mais o setor, investindo em melhorias estruturais e tecnológicas e ampliando o número de profissionais médicos e de colaboradores”, salienta.
A secretária de saúde de Carazinho, Anelise Almeida, destaca que, para o município, a ampliação do número de pessoas atendidas pela Oncologia do HCC é muito importante, pois garante a manutenção do serviço a longo prazo. “À medida que mais pacientes utilizam o nosso serviço de Oncologia, temos a possibilidade de pensar na expansão dessa área de atuação, na ampliação do setor e na vinda de novos profissionais. Claro que para o município é uma responsabilidade muito grande, quando se pensa em valores, mas é um investimento necessário para a garantia da saúde da nossa população. Além disso, ao trazer esses novos usuários para o serviço de saúde, estamos trazendo, também, para os demais setores da economia da cidade”, afirma.
A Oncologia do HCC já era referência para sete municípios da microrregião de Carazinho, compreendendo uma população de cerca de 100 mil habitantes. Com a inclusão das novas cidades, a abrangência do setor englobará mais 87 mil habitantes. O diretor técnico da instituição de saúde, Dr. Darlan Lara, afirma que a instituição tem total capacidade para absorver esses novos pacientes. “A autorização da ampliação da abrangência do serviço, pelos órgãos competentes, é um reconhecimento dos avanços que tem ocorrido no HCC nos últimos anos e da capacidade técnica de toda a equipe em dar respostas aos pacientes que procuram o atendimento do setor. É a constatação de que todo o trabalho na busca de melhorias tem surtido efeito”, evidencia.
Do mesmo modo, para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, que, há anos, acompanha os esforços da 15ª CRS para que a população desses municípios receba atendimento oncológico mais perto de casa, essa decisão do governo do estado reconhece a capacidade que o HCC tem de prestar esse serviço para um número maior de pacientes. “A medida reduzirá os deslocamentos para quem mais precisa e é um sinal da importância cada vez maior do HCC para a região. Parabéns a todos que trabalharam por essa conquista, especialmente, aos gestores e funcionários do hospital”, ressalta.