Durante o evento, realizado em Praga, na República Tcheca, aconteceu o lançamento mundial de um novo tratamento imunoterápico para câncer de pulmão.
O médico Oncologista do Hospital de Caridade de Carazinho, Dr. Luciano Alt, participou, no início do mês, do lançamento mundial de um novo tratamento imunoterápico para câncer de pulmão, durante congresso realizado em Praga, na República Tcheca.
Segundo ele, na oportunidade, os médicos participantes foram treinados para que possam utilizar o novo medicamento com segurança. “O treinamento foi ministrado por especialistas e cientistas que trabalharam no desenvolvimento da droga - que estará disponível no Brasil a partir de janeiro e entrará no rol dos produtos aprovados pela ANVISA”, comenta.
O oncologista explica que os medicamentos imunoterápicos mudaram a perspectiva de tratamento do câncer de pulmão, desde que começaram a ser utilizados, em 2015. “O câncer de pulmão deixou de ser uma doença mortal para se tornar uma doença crônica e os tratamentos que tínhamos disponíveis geralmente não traziam grandes melhoras para os pacientes. Com os tratamentos imunoterápicos, as respostas ao tratamento e a melhora dos sintomas são muito importantes, de forma que o paciente não sente tantos efeitos colaterais”, esclarece.
Ele ressalta, ainda, que os medicamentos imunoterápicos estimulam o sistema imunológico do próprio paciente a atacar a doença. “Então, diferentemente da quimioterapia, que ataca a doença e acaba respingando no restante do organismo, a imunoterapia faz com que as células do próprio organismo detectem e destruam o câncer”, salienta.
Sobre o congresso, Dr. Luciano conta que 75 médicos brasileiros estiveram presentes, além de profissionais de diversos outros países. “É interessante destacar que nós, mesmo sendo de uma cidade menor, fomos lembrados pela empresa fabricante e convidados a participar do congresso, porque temos muita incidência de câncer de pulmão e pela qualidade do nosso serviço de Oncologia”, evidencia.
Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a instituição está sempre buscando alternativas modernas, qualificadas e eficientes para o tratamento oncológico de seus pacientes. “Foi importantíssima a participação do Dr. Luciano Alt, médico oncologista do hospital, nesse congresso, pois nele foram apresentadas todas as novidades de medicamentos e procedimentos médicos para o tratamento oncológico no mundo, os quais, logo, estarão também disponível para os pacientes do HCC – que, com a ampliação da referência, passou a atender uma região de aproximadamente 200 mil habitantes”, conclui.