HCC

HCC 83 anos: Serviço de Nutrição serviu, aproximadamente, 164 mil refeições em 2017

22/01/2018

A semana é de comemoração! No próximo sábado, 27 de janeiro, o HCC estará comemorando 83 anos de história. Para marcar a data festiva, durante esta semana, uma série de reportagens será publicada no site da instituição de saúde. O material informativo irá apresentar setores essenciais para o bom funcionamento do hospital, porém, pouco conhecidos pela comunidade. Na primeira das seis reportagens, os leitores conhecerão a importância e o funcionamento do serviço de Nutrição e Dietética.

 

O serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Caridade de Carazinho tem a função de garantir uma alimentação equilibrada e o aporte energético necessário para a reabilitação dos pacientes, conforme a enfermidade apresentada por eles. Afinal, de acordo com as nutricionistas da instituição de saúde, Anelise Kayser e Juliana Piva Paim, bons hábitos alimentares são fundamentais para a melhoria do quadro clínico de pessoas hospitalizadas, auxiliando na redução de complicações e do tempo de internação.

Segundo elas, o setor de Nutrição do HCC engloba tanto a assistência clínica, responsável pelas avaliações nutricionais e orientações aos pacientes, como a produção e distribuição dos alimentos aos internados e as refeições oferecidas na lancheria. As avaliações clínicas, por exemplo, são realizadas, no geral, sempre que solicitadas pelo médico ou pela equipe de enfermagem. “Porém, no caso de pacientes pós-operatórios, todos recebem orientações nutricionais, a fim de salientar a importância de seguir corretamente a dieta prescrita pelos profissionais para uma eficiente recuperação. Além disso, são transmitidas orientações para todos os pacientes que iniciam tratamento na Hemodiálise e Oncologia”, destacam.

Semanalmente, conforme as nutricionistas, são formulados diversos cardápios de acordo com o tipo de dieta, que pode ser classificada como: livre, leve, hipossódica, para diabéticos, sem resíduos, rica em fibras, líquida, pastosa, sem glúten ou sem lactose. Em todos eles, porém, existe a preocupação de proporcionar aos internados uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, saborosa. “Todas as refeições servidas aos pacientes – que incluem café da manhã, lanches, almoço e jantar - são preparadas integralmente na cozinha do HCC”, explicam.

De janeiro a dezembro de 2017, foram servidas, aproximadamente, 164 mil refeições no hospital, para pacientes e acompanhantes. Além disso, a equipe do setor – que, além das nutricionistas, conta com cerca de 40 funcionárias, entre cozinheiras, padeiras, copeiras, atendentes na lancheria e estoquista - é responsável por preparar a comida disponibilizada na lancheria da instituição de saúde, onde, em apenas um dia, são servidos cerca de 470 lanches.

 


Siga-nos!