HCC

HCC 83 anos: Serviços de apoio proporcionam maior conforto, acolhimento e bem-estar aos pacientes

24/01/2018

Na terceira reportagem da série comemorativa aos 83 anos do HCC, será ressaltada a importância de serviços de apoio, como Hotelaria, Lavanderia, Higienização e Costura, para o conforto, acolhimento e bem-estar aos pacientes.

 

O serviço de Hotelaria do Hospital de Caridade de Carazinho visa proporcionar maior conforto, acolhimento e bem-estar aos pacientes e seus acompanhantes durante o período de internação, garantindo a eles um ambiente hospitalar agradável, limpo e seguro.

Por isso, de acordo com a enfermeira Inara da Cruz, que atualmente coordena o setor, integrados à Hotelaria estão os serviços de Higienização, Lavanderia e Costura. “As profissionais da Hotelaria - uma supervisora e duas auxiliares - atuam, também, na conferência da integridade dos móveis e no envio deles para restaurações, caso necessário. Além disso, realizam as compras e a distribuição de materiais e produtos de escritório e limpeza para as demais unidades da instituição”, explica.

Segundo ela, o setor é responsável, ainda, por organizar o sistema de empréstimo de cadeiras de roda, muletas e andadores aos pacientes, bem como, o aluguel de camas hospitalares.

Serviço de Higienização

Compete ao serviço de Higienização do HCC, por sua vez, realizar a limpeza das acomodações, salas e corredores de todo o hospital. O setor conta com 35 colaboradoras, que atuam em diferentes turnos de trabalho.

Conforme a enfermeira, a limpeza dos ambientes pode ser classificada como terminal – também chamada de geral – ou concorrente. “Na limpeza terminal é realizada a higienização total do local, incluindo teto, paredes, chão, móveis, janelas, leito e banheiro. Ela ocorre quando o paciente deu alta hospitalar, fez óbito ou foi transferido. Já a limpeza concorrente é realizada na presença do paciente e de seus familiares. Nestes casos, são higienizados o chão e o banheiro, retirados os lixos e repostos o papel higiênico, o papel toalha, álcool e sabonete. É a limpeza diária”, esclarece.

Ela comenta que existe, ainda, a limpeza geral com desinfecção. “Esse processo acontece quando o paciente internado no quarto estava em isolamento, ou seja, tinha alguma doença que pode ser transmitida para outras pessoas, como tuberculose, meningite, bactérias multirresistentes, etc. Neste caso, após a limpeza terminal, a higienização é finalizada com um desinfetante hospitalar. Esses procedimentos são mais demorados, levam cerca de 1h30min para serem realizados”, ressalta.

Serviços de Lavanderia e Costura

Sobre a Lavanderia, a enfermeira explica que o setor é dividido em “área suja” e “área limpa”.  A área suja, segundo ela, é o local onde são recebidas separadas, pesadas e classificadas as roupas sujas e contaminadas do hospital – processo que é realizado por profissionais treinados e capacitados para tais tarefas. “Nas roupas contaminadas – sujas de sangue, fezes e secreções - é realizada a lavagem pesada, na qual são utilizados produtos específicos para limpeza e desinfecção dessas roupas. Já nas roupas sujas, é realizada a lavagem leve, utilizando produtos menos agressivos aos tecidos”, conta.

Atuam na área suja dois profissionais, em turnos diferentes. Eles manuseiam duas máquinas lavadoras, sendo uma com capacidade para 100kg de roupas e outra para 50kg. “As lavadoras contêm barreiras de segurança, ou seja, as roupas sujas são colocadas de um lado (área suja) e, após o ciclo completo de lavagem, são retiradas do outro lado (área limpa)”, salienta Inara.

Assim, a área limpa é o local onde são retiradas as roupas que passaram pelo processo de lavagem e que, em seguida, serão centrifugadas, secadas, passadas, dobradas, separadas e, enfim, distribuídas para os diversos setores. “O serviço é desempenhado por 15 profissionais, em diferentes turnos, que atendem, também, o cabide local, onde são guardados os pertences dos funcionários, acadêmicos e estagiários do hospital”, destaca a enfermeira. Por mês são lavados, em média, 21.595 kg de roupas na lavanderia do HCC.

Por fim, compete ao setor de Costura, que conta com duas profissionais, a confecção de roupas para o Centro Cirúrgico, os campos cirúrgicos – tecidos que cobrem o paciente durante os procedimentos -, as cortinas e o enxoval completo do HCC para todas as acomodações e leitos.

 


Siga-nos!