Destinada a estudantes e profissionais da saúde, o evento é realizado, anualmente, com o objetivo de capacitar as equipes de enfermagem nas diversas áreas da assistência hospitalar, proporcionando à comunidade local e regional um atendimento cada vez mais qualificado.
Iniciou na quarta-feira (16), a VII Semana de Enfermagem do Hospital de Caridade de Carazinho. Com o tema “A enfermagem na alta complexidade e diferenciação do cuidado”, o evento marca as comemorações do Dia do Enfermeiro e do Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrados, respectivamente, nos dia 12 e 20 de maio.
Destinada a estudantes e profissionais da saúde, a Semana é realizada, anualmente, com o objetivo de capacitar as equipes de enfermagem nas diversas áreas da assistência hospitalar, proporcionando à comunidade local e regional um atendimento cada vez mais qualificado.
No primeiro dia de atividades, foram realizados, no turno da tarde, dois minicursos: Interpretação de Eletrocardiograma (ECG), com a médica cardiologista, Roselei Graebin; e Prática de Intubação com Máscara Laríngea, com a médica anestesiologista, Cheila Freitas.
Além de apresentarem os conceitos teóricos, técnicos e históricos envolvendo cada uma das temáticas, os minicursos contaram com momentos práticos, nos quais os participantes tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos e simular situações de atendimento ao paciente, sempre orientados pelas profissionais médicas.
A abertura oficial do evento, porém, aconteceu no período da noite e contou, inicialmente, com a apresentação da peça de teatro e musical “Todos contra os pequenos invasores”, criada e encenada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HCC. De forma divertida e interativa, a narrativa ressaltou a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar.
Após, a enfermeira obstétrica da Maternidade do HCC, Viviane Fassini, ministrou a palestra “Um novo olhar para o nascer”. Durante sua explanação, ela ressaltou a importância da manutenção do contato entre mãe e filho nas primeiras horas após o nascimento do bebê e apresentou algumas técnicas que auxiliam no trabalho de parto e contribuem para o conforto da parturiente.
Além disso, falou sobre as diretrizes do programa Rede Cegonha, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, com o intuito de assegurar às mulheres o direito ao planejamento e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e durante os 28 dias pós-parto (puerpério), bem como, garantir às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A programação da VII Semana de Enfermagem do HCC se estende até a próxima sexta-feira (18).