HCC

Reunião de capacitação propõe reflexão sobre qualidade de vida e estresse

13/08/2018

Ministrada pelo capelão da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, campus Carazinho, pastor Elton Fischer, a atividade contou com a participação dos profissionais da administração, gerências e supervisores do HCC.

Os profissionais da administração, gerências e supervisores do Hospital de Caridade de Carazinho participaram, na última semana, da reunião de capacitação do mês de agosto. Novamente ministrada pelo capelão da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, campus Carazinho, pastor Elton Fischer, a atividade propôs uma reflexão sobre o estresse e o seu impacto na qualidade de vida.   

De acordo com o palestrante, o estresse envolve componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais e consiste em uma reação do organismo à necessidade de adaptação a um evento ou situação de importância. Ele pode manifestar-se em diferentes fases – de alerta, adaptação e exaustão -, e atinge as pessoas de maneiras diferentes. “O que causa estresse para uma pessoa, pode não causar para outra”, ressalta.

Alguns dos fatores que podem desencadear o estresse no âmbito profissional e pessoal, bem como, os malefícios dele para a saúde, também foram salientados pelo convidado. “O organismo fica destruído de nutrientes e a energia mental fica reduzida, a produtividade e a capacidade de trabalho ficam prejudicadas, a qualidade de vida sofre danos e, posteriormente, a pessoa pode vir a adoecer”, enumera.

Por fim, além de demonstrar dados sobre o estresse no Brasil e no mundo, pastor Elton apresentou dicas para estabelecer um equilíbrio entre a atividade profissional, a relação familiar e os desejos individuais, a fim de manter a qualidade de vida.

Encontros de capacitação

Os encontros de capacitação acontecem mensalmente, com o intuito de promover o entrosamento entre os profissionais, aprimorar a comunicação entre os setores, alertar as equipes para os desafios que se aproximam, e traçar metas e objetivos futuros, a fim de que as informações sejam disseminadas e cheguem aos demais funcionários e à comunidade.


Siga-nos!