HCC promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho
Com o tema “Cuidado com o profissional: uma prioridade diária”, o evento visa orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Caridade de Carazinho está promovendo, nesta semana, a 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho - SIPAT. Realizado anualmente, o evento visa orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
Inspiradas no tema “Cuidado com o profissional: uma prioridade diária”, as atividades da SIPAT iniciaram na segunda-feira (13), com a palestra “Como fazer o descarte correto de material perfurocortante”, ministrada pela enfermeira do HCC, Leandra da Costa. Em sua explanação, ela destacou a importância do manuseio e da destinação adequada dos materiais perfurantes e cortantes – como seringas, agulhas e lâminas -, a fim de prevenir acidentes.
Segundo ela, os profissionais precisam conhecer e compreender os riscos de seu ambiente de trabalho, as formas de preveni-los, para então, conviver com eles e evitá-los – por isso, as atividades de capacitação são importantes. “É essencial, ainda, que tenhamos responsabilidade, para por em prática o que aprendemos, e empatia, para que nos coloquemos no lugar do outro, conscientizando-se de que uma ação minha pode contaminar outra pessoa”, salientou.
A importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, bem como, da lavagem correta das mãos e da vacinação também foi evidenciada pela enfermeira. “Mesmo não enxergando e não sentindo o risco – como em situações de risco biológico -, ele existe e pode nos afetar. Por isso, precisamos ter cuidado e atenção em todos os momentos. A nossa saúde também depende de nós”, frisou.
Seguindo o mesmo contexto, nesta terça-feira (14), o cronograma do evento contou com uma palestra sobre o uso do coquetel para HIV, os casos em que ele é indicado e as possíveis reações adversas desse tratamento, apresentada pelas enfermeiras do Serviço de Assistência Especializada – SAE, da Secretaria Municipal de Saúde, Ângela Garcia e Cristiane Sbardelotto.
Na ocasião, elas ressaltaram a importância de comunicar ao setor competente, de forma imediata, a ocorrência de um acidente com material perfurocortante, para que os exames de verificação do HIV sejam realizados e o tratamento inicie o mais rapidamente possível, se necessário. Além disso, explanaram sobre os medicamentos prescritos nesses casos, os efeitos adversos deles, bem como, o período de tratamento e os exames de acompanhamento.
Neste dia, ainda, a programação foi composta por uma apresentação teatral, protagonizada pelos integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente do HCC. De forma divertida e interativa, a narrativa ressaltou a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar.
As atividades que compõem a programação da 25ª SIPAT - que acontece até sexta-feira, no salão nobre do HCC -, são ofertadas em dois turnos (manhã e tarde), a fim de englobar o maior número possível de participantes.
Confira a programação dos próximos dias:
Quarta-feira (15): Fatores psicológicos envolvidos no acidente com perfurocortantes – Psicólogo Marcelo Graciano;
Quinta-feira (16): A importância da postura correta para realizar atividades diárias - Fisioterapeuta Naiara Pereira;
Sexta-feira (17): Atividade direcionada, exclusivamente, aos membros da CIPA.
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|
|