Realizada neste sábado (20), a ação foi desenvolvida em parceria com o Hemocentro de Passo Fundo. Durante todo o dia, 111 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 109 tiveram seu sangue efetivamente coletado.
O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (20), mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue de 2018, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo – Hemopasso.
De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, durante todo o dia, 111 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 109 tiveram seu sangue efetivamente coletado. “Agradecemos aos voluntários que vieram até o HCC realizar esse gesto de solidariedade, generosidade e amor ao próximo. Neste mês, os bancos de sangue estão enfrentando uma baixa atípica no número de doadores, por isso, a participação da comunidade nesta edição da campanha foi ainda mais importante”, salienta.
Doadora de sangue desde 1999, a voluntária Maria Ivani Xavier ressalta a importância do ato solidário. “O pouco de sangue que a gente doa, ajuda a salvar muitas vidas. Além disso, em algum momento, talvez um de nós também precise de doação. Hoje, por exemplo, estou doando para a minha filha, que fez uma cirurgia. Por isso, enquanto eu puder, continuarei doando. Isso me deixa muito feliz. É gratificante”, enfatiza.
A vontade de ajudar as pessoas, por meio da doação de sangue, motivou, também, a voluntária Maria Fernanda Kemmerich a participar da campanha, pela primeira vez. Ela conta que sempre desejou realizar o gesto solidário, porém, até então, não tinha o peso mínimo necessário para efetuar a doação. “Sabemos que muitas pessoas precisam de sangue, por isso, é importante contribuir”, destaca.
Como é a doação de sangue:
De acordo com a enfermeira Mari, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa, por isso existe diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas. “O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos”, esclarece.
Depois da doação, todos os voluntários recebem um lanche e são orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, recebem informações referentes aos cuidados com o curativo.
Agradecimento
Além da forte presença da população de Carazinho e da região, a Campanha de Doação de Sangue do HCC contou com a participação do Grupo de Jovens da Ordem DeMoley que contribuiu financeiramente com a produção dos lanches entregues aos doadores e realizou trabalho voluntário durante o dia.
“Nós agradecemos a esses jovens pela atitude solidária, bem como, pela simpatia, pelo carinho e pela atenção com que nos auxiliaram neste dia. Também, agradecemos às Lojas Maçônicas de Carazinho, que doaram ao hospital as cadeiras e mesas para que pudéssemos utilizar em todas as campanhas; e à Secretaria Municipal de Saúde que é sempre parceira”, enfatiza Mari.