A atividade teve o intuito de proporcionar aos profissionais maior esclarecimento sobre os tipos de fios cirúrgicos, suas particularidades e especificações, a fim de facilitar sua identificação e dispensação.
A equipe do setor de Farmácia do Hospital de Caridade de Carazinho participou, na última sexta-feira (18), de um treinamento sobre Fios Cirúrgicos, ministrado pelo consultor técnico da empresa Zero Bactéria, Giani Pereira.
De acordo com a farmacêutica responsável pela Farmácia Central do HCC, Nadiesda Garzão, a atividade teve o intuito de proporcionar aos profissionais maior esclarecimento sobre os tipos de fios cirúrgicos, suas particularidades e especificações, a fim de facilitar sua identificação e dispensação. Por isso, na ocasião, foram detalhadas as características de cada um desses materiais, sua composição, estrutura, origem, cor, resistência, suas respectivas agulhas e as cirurgias em que são indicados.
Além de oportunizar aos participantes a atualização de conhecimentos, o treinamento teve o objetivo, ainda, de celebrar o Dia do Farmacêutico e do Auxiliar de Farmácia, comemorado em 20 de janeiro.
Sobre o setor de Farmácia do HCC
A Farmácia Central do Hospital de Caridade de Carazinho atua no controle, armazenamento, dispensação e distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares utilizados nas unidades de internação do hospital. É uma unidade clínica, e todas as ações desenvolvidas são voltadas ao bem-estar dos pacientes e da população em geral.
Além disso, cabe aos profissionais do setor, auxiliar e transmitir informações pertinentes ao uso seguro e adequado de medicamentos, correlatos e materiais de uso hospitalar, visando sempre a saúde individual e coletiva da comunidade.
O hospital conta, também, com estrutura e atuação farmacêutica dentro de seu Centro Cirúrgico e do serviço Oncologia. Coordenada pela farmacêutica Cristine Scheuer, a unidade do Centro Cirúrgico é responsável pela dispensação dos medicamentos prescritos aos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos.
Já no serviço de Oncologia, a farmacêutica Eliane Arndt realiza a manipulação dos medicamentos citotóxicos utilizados na quimioterapia, bem como, sua aquisição, avaliação técnica, armazenamento, conservação, controle de estoque e destinação correta de resíduos.
Atrelada ao setor de Farmácia – cuja equipe é composta por 18 profissionais - existe, ainda, a Central de Abastecimento Farmacêutico - CEF, responsável pela aquisição dos medicamentos, materiais médico-hospitalares e correlatos que serão utilizados por toda a instituição.