HCC

Ao celebrar 84 anos, HCC orgulha-se de sua história e vislumbra o futuro

27/01/2019

Instituição de saúde comemora seu aniversário neste domingo, 27 de janeiro.

Ao comemorar 84 anos de história, neste domingo, 27 de janeiro, o Hospital de Caridade de Carazinho olha para seu passado com orgulho e celebra as inúmeras conquistas que marcaram sua trajetória. Com a mesma alegria, olha para o futuro e vê uma série de projetos em planejamento e execução, que irão proporcionar à comunidade local e regional uma assistência hospitalar ainda mais qualificada.

Para o ano de 2019, por exemplo, está prevista a conclusão das obras de construção da nova Unidade de Terapia Intensiva do HCC. Com aproximadamente 500m², ela terá capacidade para 10 leitos de internação – três a mais que a unidade atual - e seguirá modernos padrões de excelência, dispondo de equipamentos de última geração. “Após a conclusão das obras, o HCC terá uma das mais modernas e bem equipadas UTIs do Rio Grande do Sul, projetada e construída em conformidade com as normas preconizadas pela Vigilância Sanitária”, destaca o diretor geral da instituição, Hélio Lütz.

Além disso, segundo ele, outras melhorias na estrutura física do hospital serão finalizadas nos próximos meses, entre elas, a reforma completa do Posto 4 - unidade de internação destinada aos pacientes do Sistema Único de Saúde -, que possui 22 leitos; a pintura externa do prédio e a substituição das esquadrias externas.

Também, através da parceria com empresas privadas, entidades filantrópicas e pessoas físicas, estão em andamento projetos de modernização da hotelaria do hospital, como a reforma integral de uma acomodação com quatro leitos de internação, localizada na Maternidade do HCC e destinada ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde. A obra foi viabilizada com os recursos oriundos do Cordeiraço da Fraternidade, promovido pela Maçonaria Unida de Carazinho.

Conforme o diretor geral, ainda, alguns investimentos estão aguardando liberação de recursos para iniciar nos próximos meses, como a construção de uma estação de tratamento de efluentes - que consiste em um sistema que realiza a captação e o tratamento dos efluentes oriundos dos esgotos sanitários e da lavanderia do hospital, a fim de que se tornem menos poluentes, assegurando, assim, maior proteção ao meio ambiente. O projeto será viabilizado com recursos oriundos de um convênio com o governo do estado, através do programa Consulta Popular.

Além de investir em sua estrutura física, o HCC preocupa-se em manter atualizados seus equipamentos hospitalares, com o intuito de propiciar à comunidade tratamentos mais eficientes e diagnósticos mais precisos. Projetos de aquisição de equipamentos diversos, como monitores, respiradores e instrumentos cirúrgicos, também estão em andamento.

De acordo com o presidente do HCC, Jocélio Cunha, todos esses investimentos demonstram a seriedade do trabalho desenvolvido pela direção e pelos profissionais que atuam na instituição, com o intuito de qualificar, cada vez mais, o atendimento direcionado à comunidade. “Nosso objetivo é tornar o HCC um centro de referência regional no âmbito da saúde e, para isso, precisamos aprimorar, constantemente, a assistência aos pacientes, a capacitação de nossos colaboradores e a estrutura física e tecnológica do hospital, além fortalecer as parcerias com as universidades da região - que viabilizam os cursos de Residência Médica e os estágios curriculares –, a fim de conquistar o status e Hospital Escola”, ressalta. 

Projetos a médio e longo prazo

De acordo com o diretor geral, Hélio Lütz, está em desenvolvimento o projeto de construção de uma nova lancheria/restaurante para o HCC, a fim de ofertar aos pacientes e seus acompanhantes, além de colaboradores do hospital e do público externo, um local mais amplo, moderno e acolhedor para as refeições.

A instalação de um Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica também está em planejamento, com o objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica – oriundos da utilização de equipamentos médico-hospitalares durante 24h por dia.

Registros históricos

O Hospital de Caridade de Carazinho foi fundado em 27 de janeiro de 1935, a partir do desejo de atender as necessidades da população no âmbito da saúde. Em 12 de fevereiro do mesmo ano, em decisiva reunião, foi eleita a primeira diretoria da instituição, que conquistou os recursos iniciais para a concretização desse desejo.

Em 1936, com a eleição de uma nova diretoria, foi adquirida parte do terreno para construção da entidade, área que foi ampliada no ano seguinte, com a compra de outra parcela de terras. 

Após cinco anos de obras, em 9 de agosto de 1942, foi inaugurado, oficialmente, o pavilhão central do hospital. Em 1943, a instituição já estava em pleno funcionamento, tendo, ao longo do ano, 559 internações.

Estrutura atual do HCC

O Hospital de Caridade de Carazinho é composto por sete unidades de internação que, juntas, disponibilizam à comunidade 150 leitos, entre elas, a Maternidade, a Pediatria e a Unidade de Saúde Mental, além de duas unidades clínicas e uma pré e pós-operatória, para internações pelo Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares, e uma unidade semi-intensiva. Também, possui Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, serviço de Oncologia, Unidade de Terapia Intensiva e serviço de Emergência.

Em todo o ano de 2018, o hospital registrou 8.044 internações, totalizando uma média de 670 por mês - sendo 65% pelo SUS. Também, foram realizados 68.530 atendimentos ambulatoriais, sendo 38.670 exclusivamente pelos médicos plantonistas do setor de Emergência – os demais atendimentos são referentes ao ambulatório de Traumatologia, consultas realizadas por médicos de outras especialidades, em caráter particular ou por convênio, retornos de atendimentos, pronto-atendimentos de Obstetrícia e Ginecologia, entre outros. Ainda, registrou, no mesmo período, 4.232 procedimentos cirúrgicos e 829 nascimentos.

O HCC possui aproximadamente 150 médicos em seu Corpo Clínico e mais de 480 colaboradores, atuantes nos mais diversos setores – equipe assistencial, de enfermagem, de apoio, área administrativa e SAMU.

Sempre priorizando o bem estar e a saúde da população de Carazinho e região, o HCC disponibiliza, em seu Centro de Diagnóstico, diversos exames, tais como: Retossigmoidoscopia; Eletrocardiograma; Eletroencéfalo com mapeamento cerebral; Ultrassonografia; Radiografia convencional simples e contrastada; Biópsia Hepática, de Mama e de Próstata; Ecodoppler venoso, arterial, carótidas e artérias renais; Ultrassom Obstétrico com Doppler; e Ecocardiograma UNI BI dimensional com Doppler.

Também, conta com serviços terceirizados, como Hemodiálise, Endoscopia e Colonoscopia, Laboratório de Análises Clínicas e Microbiologia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

 


Siga-nos!