HCC

Conheça o serviço de Psicologia do HCC

08/02/2019

O serviço de psicologia do HCC é dividido em dois segmentos: Organizacional e Clínico – sendo o primeiro de responsabilidade da psicóloga Camila Jacoby e o segundo do psicólogo Marcelo Graciano.

Visando a excelência da assistência à saúde direcionada à comunidade – que considera a singularidade de cada paciente e, assim, proporciona a ele um tratamento integral -, o Hospital de Caridade de Carazinho conta com a atuação conjunta de uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.

O serviço de psicologia do HCC, por exemplo, é dividido em dois segmentos: Organizacional e Clínico – sendo o primeiro de responsabilidade da psicóloga Camila Jacoby e o segundo do psicólogo Marcelo Graciano. Mesmo com funções distintas, porém, eles atuam de forma integrada, a fim de garantir o melhor atendimento aos pacientes, familiares e aos funcionários da instituição.

O segmento da psicologia organizacional, segundo Camila, é responsável pelos processos de recrutamento e seleção de novos funcionários - desde a chegada do currículo ao hospital até a aplicação de testes e construção do parecer psicológico -, além da realização de treinamentos, palestras e capacitações em grupos; da assistência psicológica aos funcionários e do auxílio na gestão de conflitos. “Compete ao serviço, também, a análise de indicadores organizacionais, a avaliações dos índices de satisfações dos usuários de nossos serviços, a liberação e organização de cursos externos e a supervisão dos estágios dentro da instituição”, salienta.

A atuação da psicologia clínica, por sua vez, conforme explica Marcelo, não se restringe apenas à assistência direta ao paciente, mas, também, refere-se à atenção que é direcionada aos familiares e às equipes de saúde, por meio do acolhimento, da escuta, da avaliação psicológica individualizada, do acompanhamento de más notícias, da receptividade aos pacientes em início tratamento quimioterápico e nefrológico, e dos trabalhos em grupos. “O psicólogo hospitalar deve estar atento aos cuidados emocionais e mentais do paciente, promovendo atividades curativas e de prevenção, a fim de diminuir o sofrimento causado pela internação e pela doença”, destaca.

Nesse contexto, o psicólogo evidencia sua atuação junto aos pacientes da Unidade de Saúde Mental do HCC - que atende dependentes químicos e pacientes psiquiátricos, em regime de internação hospitalar, para o tratamento de transtornos psiquiátricos e desintoxicação da dependência de álcool e outras drogas. Marcelo é o profissional de psicologia responsável pelo atendimento dos pacientes da unidade, juntamente com uma equipe multiprofissional, composta pelo médico psiquiatra, Dr. Marcus Dalsasso; pelo médico neurologista, Dr. Paulo Diehl; pela enfermeira, Priscila Amaral; pelas assistentes sociais, Franciele Guimarães e Maira dos Santos; pelos técnicos de enfermagem, Elizete Barbosa, Marcos Duarte, Janete Danieli, Cristiane de Lima, Tania Bender e Jonnhy Scmitz; e pela oficineira, Ingriede Barbosa de Campos.

Os psicólogos ressaltam, porém, a importância da intervenção do serviço em todos os setores,  indiferentemente do sujeito. “Percebemos que os resultados da assistência psicológica são de grande valia, pois, através de intervenções, o indivíduo acaba encontrando diferentes soluções para o ‘problema’ relatado, o que minimiza o sofrimento e a angústia apresentados no momento do encaminhamento. Observamos, ainda, que o sujeito apresenta maior compreensão do que se passa com ele próprio, conseguindo, assim, dar sentido para resolução deste conflito”, esclarecem.


Siga-nos!