HCC

No Dia do Hospital, HCC comemora seus projetos e investimentos

02/07/2019

Nos últimos anos, o Hospital de Caridade de Carazinho tem investido, fortemente, na ampliação e qualificação de sua estrutura física e na capacitação de seus profissionais, com o intuito de proporcionar à comunidade local e regional uma assistência hospitalar ainda mais efetiva e humanizada.

Em 02 de julho comemora-se o Dia do Hospital. A data faz referência à inauguração do prédio da Santa Casa da Misericórdia de Santos, em São Paulo, ocorrida em 1945 e considerada um importante passo para a promoção da saúde no Brasil.

O objetivo da comemoração é homenagear os profissionais que atuam nas instituições de saúde, seja na assistência direta ao paciente ou em setores administrativos e de serviços. Além disso, visa conscientizar sobre a importância desses locais para a sociedade, estimulando ações de melhorias de infraestrutura e, consequentemente, do atendimento ofertado à população.

Nos últimos anos, o Hospital de Caridade de Carazinho tem investido, fortemente, na ampliação e qualificação de sua estrutura física e na capacitação de seus profissionais, com o intuito de proporcionar à comunidade local e regional uma assistência hospitalar ainda mais efetiva e humanizada.

Atualmente, de acordo com o diretor geral do HCC, Helio Lütz, e o administrador Felipe Sohne, um dos projetos em desenvolvimento é a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva, que está em plena execução. Com mais de 500m², ela terá capacidade para 10 leitos de internação – 43% a mais que a unidade atual - e seguirá os padrões de excelência, sendo, portanto, uma das mais modernas e bem equipadas UTIs do Estado.

Segundo eles, ainda, vários outros investimentos estruturais estão ocorrendo na instituição, como a reforma integral da Unidade de Internação Clínica destinada a pacientes do Sistema Único de Saúde - Posto 4, que possui 22 leitos, e a pintura externa do prédio, em fase de conclusão.

Também, através da parceria com empresas privadas, entidades e pessoas físicas do município e da região, novas obras de modernização da hotelaria do hospital serão iniciadas em breve, entre elas, a que será viabilizada com os recursos oriundos do 1° Harley's Day Carazinho.

Além de investir em sua estrutura física, a instituição de saúde preocupa-se com a atualização tecnológica, visando propiciar aos pacientes tratamentos mais eficientes e diagnósticos mais precisos. Por isso, investimentos na aquisição de equipamentos médico-hospitalares para o Centro Cirúrgico e para a nova UTI também estão programados para os próximos meses.

Em médio e longo prazo, há, conforme os entrevistados, um projeto de construção de uma nova lancheria/restaurante para o HCC, com o intuito de ofertar aos pacientes e seus acompanhantes, além de colaboradores do hospital e do público externo, um local mais amplo, moderno e acolhedor para as refeições.

Está sendo realizado, ainda, um estudo de viabilidade para instalação e operação de um serviço de Hemodinâmica na instituição de saúde. Bem como, está em fase de elaboração o projeto de construção de uma estação de tratamento de efluentes - que consiste em um sistema que realiza a captação e o tratamento dos efluentes oriundos dos esgotos sanitários e da lavanderia do hospital, a fim de que se tornem menos poluentes, assegurando, assim, maior proteção ao meio ambiente.

Do mesmo modo, é importante salientar os investimentos em atividades de formação continuada e capacitação profissional, além das parcerias firmadas com as instituições de ensino da região, que visam a promoção e disseminação do conhecimento e têm contribuído, de forma considerável, para o crescimento do HCC. 

Estrutura do HCC

O Hospital de Caridade de Carazinho é uma associação civil, sem fins lucrativos, de utilidade pública, filantrópica e beneficente. 

A instituição de saúde disponibiliza à comunidade 150 leitos de internação, divididos em sete unidades: Maternidade, Pediatria, Unidade de Saúde Mental, Unidade Semi-intensiva, além de duas unidades clínicas e uma pré e pós-operatória, para internações pelo Sistema Único de Saúde - SUS, convênios e particulares. Também, possui uma Unidade de Terapia Intensiva Centro de Diagnóstico, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, serviço de Oncologia e serviço de Emergência.

Possui, aproximadamente, 150 médicos em seu Corpo Clínico e mais de 480 colaboradores, atuantes nos mais diversos setores – equipe assistencial, de enfermagem, de apoio, área administrativa e SAMU.

 

 


Siga-nos!