Palestra ministrada pela fisioterapeuta Naiara Pereira, abordou, ainda, modos de cuidados dentro e fora do ambiente de trabalho
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, nesta semana, a 26ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT. Com o tema “Um trabalho bem executado tem a segurança como resultado”, o evento ocorreu de segunda (22) a quinta-feira (25), com o objetivo de orientar e conscientizar os colaboradores da instituição de saúde sobre a importância dos cuidados, da atenção e das medidas de segurança, a fim de evitar acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
No último dia de atividades, portanto, os profissionais do HCC assistiram à palestra “Cuidado ao movimentar pacientes do leito e evitar acidentes de trabalho”, ministrada pela fisioterapeuta Naiara Pereira.
Em sua explanação, ela falou, inicialmente, sobre os danos que a má postura e a sobrecarga sobre as vértebras podem ocasionar à coluna. Depois, transmitiu orientações sobre a postura correta na hora de sentar, com destaque para posição das pernas, dos ombros e das costas, as posições adequadas para dormir, a maneira ideal de levantar um peso do chão e os cuidados com a coluna ao realizar atividades do dia a dia, como utilizar o celular durante grandes períodos.
Também, ressaltou as precauções que devem ser adotadas pelos profissionais da saúde ao movimentar e transferir um paciente acamado, a fim de prevenir danos à coluna. No final, ainda, envolveu os participantes em dinâmicas que reforçaram os benefícios do alongamento.
A presidente da atual gestão da CIPA, Luciana Vargas Pereira, avalia a realização da 26ª SIPAT como positiva e ressalta a importância do evento. “É sempre necessário renovar os conhecimentos a fim de prevenir os acidentes e promover a saúde e a segurança no local de trabalho. A 26ª SIPAT foi realizada, justamente, com esse intuito: de criar uma consciência crítica e observadora em todos os funcionários, para que cuidem melhor de si mesmos e cumpram as normas de segurança, tornando o ambiente e as práticas de trabalho mais seguras", conclui.