“Chamar 192”: aplicativo facilita atendimentos pelo SAMU
Desenvolvido pela Secretaria de Saúde do estado, a ferramenta - que está disponível para download em sistema operacional Android – visa facilitar o acionamento do Serviço Móvel de Urgência
Lançado na última semana, o aplicativo “Chamar 192” busca facilitar o acionamento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Desenvolvido pela Secretaria da Saúde do estado do Rio Grande do Sul, a ferramenta permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e endereços frequentes, como casa e trabalho, com o intuito de agilizar o processo de regulação do serviço, no caso de alguma emergência.
Assim, ao receber o chamado realizado pelo smartphone, o atendente do SAMU terá acesso a essas informações prévias, além da localização da ocorrência, fornecida pelo sistema de GPS, proporcionando, assim, maior praticidade ao atendimento, conforme destaca o coordenador do SAMU em Carazinho, Cléverson Metzdorf. “O principal objetivo é ser mais breve nos chamados. Normalmente, essas informações são cadastradas no momento da ligação, o que demanda um certo tempo. Logo, com esse preenchimento prévio, os dados chegarão antes, agilizando o processo”, explica.
Ele ressalta, ainda, que mesmo com a chegada do aplicativo, as ligações - modo de acionamento já utilizado -, continuarão a funcionar. “O chamado pelo programa vai para a central de regulação, que direciona para as unidades, assim como já é feito pelas chamadas convencionais. Quem não quiser utilizar o aplicativo, pode continuar ligando para o 192 de qualquer telefone, de modo gratuito. A novidade é uma opção adicional, que visa facilitar o trabalho do SAMU e, ainda, auxiliar os pacientes”, comenta.
O coordenador acredita que a nova ferramenta terá boa adesão da comunidade, devido ao alto índice de utilização de smartphones. “Após o preenchimento dos dados, quando a pessoa precisar fazer um chamado, deverá entrar no app e selecionar se o chamado é para ela, ou, para outra pessoa. Automaticamente, a central de regularização será acionada via voz, irá apenas confirmar alguns dados, pulando a parte de informações primárias, e direcionará a ligação para o médico regulador. Há, então, maior agilidade nesse processo”, esclarece.
Disponível para sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store. “Já baixei ele no telefone da central para entender, na prática, o seu funcionamento. É uma ferramenta que, assim como temos para conversa, para alimentação, para rede social, contribuirá bastante no dia a dia”, finaliza o coordenador.
Sobre o SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde dos estados, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. Seu objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que possa ocasionar sofrimento, sequelas ou, até mesmo, a morte.
A equipe do SAMU é habilitada e treinada para estabilizar todos os tipos de pacientes, inclusive os mais graves, através da administração imediata de medicamentos e da realização de procedimentos de primeiros socorros por médicos e enfermeiros.
Ou seja, muito mais que transportar o paciente até o hospital, o SAMU realiza todo o atendimento pré-hospitalar necessário, desde o momento em que atende ao chamado. Após estabilizar o paciente no local da ocorrência, a equipe realiza o seu monitoramento durante todo o trajeto até o hospital, através de modernos equipamentos instalados nas ambulâncias.
Por isso, em situações de urgência e emergência, a comunidade deve sempre solicitar o atendimento do SAMU, ligando para o 192 ou acessando o aplicativo “Chamar 192”.
O município de Carazinho conta com duas unidades de atendimento do SAMU: o Suporte Básico de Vida, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, e o Suporte Avançado, cuja responsabilidade é do Hospital de Caridade de Carazinho.
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