A destinação dos protetores faciais faz parte de um projeto desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, com o apoio de diversas empresas da Serra Gaúcha. Os Lions Clubes são parceiros na distribuição dos itens.
Integrando as ações solidárias que visam auxiliar no combate ao coronavírus, com foco na proteção dos profissionais que atuam na área de saúde, o Hospital de Caridade de Carazinho recebeu, neste domingo (12), a doação de 240 protetores faciais (face shields).
A entrega dos itens foi realizada por representantes do Lions Clube Carazinho Centro, Lions Clube Carazinho Industrial e Lions Clube Carazinho Glória, na sede da Secretaria Municipal da Saúde - que também foi beneficiada com 370 unidades dos equipamentos de proteção individual.
Na ocasião, a integrante do Lions Clube Carazinho Glória, Maria de Lourdes Gobbi, explicou que a destinação dos protetores faciais faz parte de um projeto desenvolvido pela Universidade de Caxias do Sul - UCS, com o apoio de diversas empresas da Serra Gaúcha. “Esse projeto nasceu dentro da UCS, a partir da necessidade de termos equipamentos adequados para o enfrentamento desta pandemia e da restrição dessas empresas em produzir os seus próprios produtos nesse período. Assim, colocando os recursos e a sua estrutura de produção à disposição, cada empresa produz uma parte do protetor facial e encaminha para a universidade realizar a montagem dos kits, que são entregues embalados, vedados e com as recomendações de uso”, comenta.
Segundo ela, ainda, os Lions Clubes são parceiros na distribuição dos itens. “Nós temos representações em todas as cidades basicamente, por isso fomos escolhidos: para fazer uma dinâmica de distribuição mais rápida e que alcance todas as regiões”, ressalta, enfatizando que já foram distribuídas 60 mil unidades em todo o estado, para setores de saúde e segurança pública.
Ao receber os itens em nome do HCC, o presidente da instituição de saúde, Jocélio Cunha, agradeceu o gesto dos Lions Clubes e enalteceu a importância do projeto, desenvolvido pela UCS e pelas empresas parceiras. “Os Lions Clubes de Carazinho já são grandes parceiros do hospital e, novamente, queremos ressaltar a importância dessa ação, que irá beneficiar toda a comunidade de Carazinho e região, nesse momento de pandemia em que vivemos. A partir de segunda-feira os protetores já serão disponibilizados para o uso dos nossos profissionais”, afirmou.
Do mesmo modo, juntamente com a secretária de saúde do município, Anelise Almeida, o prefeito de Carazinho, Milton Schmitz, enfatizou a relevância dessa ação solidária, que tem os Lions Clubes como parceiros. “O gesto que o Lions está fazendo, a nível de Brasil, é muito importante. Esses equipamentos são fundamentais. Não tenho dúvidas que estarão salvando vidas, ao proteger os profissionais, para eles possam atender aos pacientes com mais tranquilidade, segurança e eficiência. Esses gestos nos dão energia e força para continuar trabalhando”, ressaltou.
Também participaram da entrega dos protetores faciais, o administrador do HCC, Felipe Sohne, a presidente do Lions Clube Carazinho Industrial, Cátia Meira Lermen, o presidente do Lions Clube Carazinho Centro, Nahid Mahmud, o presidente do Lions Clube Carazinho Glória, Ariberto Kircchein, e os integrantes Luiz Roberto Gobbi e Sandro da Silveira.