HCC

HCC comemora 80 anos de crescimento e evolução

12/02/2015

Hospital foi pensado pela necessidade de se ter um atendimento médico qualificado. A partir de então, a comunidade se engajou no objetivo e, ano após ano, instituição vai ganhando força para se tornar referência regional

Hospital foi pensado pela necessidade de se ter um atendimento médico qualificado. A partir de então, a comunidade se engajou no objetivo e, ano após ano, instituição vai ganhando força para se tornar referência regional

O Hospital de Caridade de Carazinho (HCC) chega nesta quinta-feira (12) aos 80 anos. Nascido da preocupação dos carazinhenses em ter uma entidade que cuidasse da saúde da comunidade, a instituição é atualmente ponto de referência não somente para a população local, mas para pelo menos seis municípios da região que buscam no HCC atendimentos de média e alta complexidade.
Para o vice-presidente, Jocélio Cunha, é uma data importante. “Muitas lideranças e pessoas comprometidas estiveram à frente da instituição, inclusive Romeu Barleze que faleceu há dois dias do aniversário do HCC. Ele foi uma das pessoas que muito fez para que a instituição chegasse ao nível em que está hoje”, observou, relatando que há muitos anos a entidade vem num processo de modernização. “É um processo em que estamos trabalhando toda hotelaria e equipamentos novos e modernos, além de parcerias para trazer exames de última geração, como é o caso da ressonância magnética que recentemente inauguramos com a Unimed. O HCC é uma instituição nossa, de Carazinho, e com segue muita dificuldade, afinal 70% dos atendimentos são pelo SUS e o repasse por conta destes atendimentos sequer cobrem os custos, mas mesmo assim conseguimos continuar avançando”, cita.

Cunha projeta um ano de conquistas para o HCC. “O ano de 2015 nos reserva duas situações históricas. A primeira delas é que no último pleito conseguimos eleger dois deputados federais por Carazinho. Então temos a certeza de que os deputados Ronaldo e Márcio – mesmo este não atuando – tenham um comprometimento grande com a comunidade e por conta disso o HCC será lembrado. Por isso já apresentamos para ambos, projetos de melhoria”, justifica. “A outra situação é que a entidade, a partir de março, depois de muita luta, receberá a residência médica, em parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul formando médicos especialistas. A tendência é que continuamos qualificando o serviço médico, formando profissionais e muitos deles podem ficam em Carazinho e na região para atender a população”, acrescenta.
No hospital há 25 anos, Hélio Lütz – que recentemente deixou o cargo de administrador para ser o diretor geral, destaca que a residência médica, prevista para iniciar em março, é uma grandes ações em andamento. Já está em andamento o processo de seleção dos profissionais que ocuparão as duas vagas em clínica médica, bem como os médicos que atuarão como preceptores, ou seja, os orientadores dos residentes durante o período em que estarão na instituição. “O programa de Residência Médica tem como objetivo o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissionais e científico de médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar da área da saúde, bem como da assistência ao paciente, com avançadas práticas e tecnologias”, menciona ele, acrescentando que os médicos residentes são do campus Passo Fundo da Universidade Federal da Fronteira Sul. “Enfatizamos também, a importância do trabalho do médico residente no contexto das instituições que mantém programa de residência, como será o nosso, considerando sua carga horária semanal de trabalho, incluindo plantões, o que significa que o médico residente amplifica a força de trabalho de um Hospital. Não se pode negar, portanto, que o trabalho do residente é de grande utilidade, agiliza e facilita a dinâmica dos serviços assistenciais. Por isso, aguardamos ansiosamente a presença dos residentes no HCC”, declara.

Felipe Sohne, o novo administrador da instituição, acrescenta que o início da residência médica, para gradativamente transformar o HCC em um Hospital-Escola contribuirá para atrair e manter novos profissionais na cidade. “É um marco para Carazinho e para o HCC uma vez que novos profissionais poderão vir atuar aqui e ajudem a melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento em saúde que é realizada. Isso significa inclusive a possibilidade de atrair novos investimentos financeiros para ampliar o HCC e oferecer outros serviços”, coloca.

Lütz aponta que ao longo dos anos o HCC tem procurado ampliar os serviços oferecidos, fazendo frente a demanda da população regional, como serviços especializados de UTI, hemodiálise, emergência 24h, oncologia, tomografia computadorizada, eco Doppler, ressonância magnética, entre outros. Alguns são próprios do hospital, outros são oferecidos em parcerias com outras entidades médicas. “A aquisição de equipamentos pelo hospital, além de aumentar a oferta dos serviços, resultam na melhoria do padrão de qualidade e eficiência do atendimento prestado à população. A adequação tecnológica visa também manter o paciente mais próximo possível de sua origem, reduzindo os custos e riscos com seu deslocamento”, comenta o diretor.
Um dos projetos sonhados pelo HCC é uma nova UTI para adultos. “Estamos trabalhando para a obtenção de recursos para disponibilizar este novo espaço com 10 leitos, área construída de aproximadamente 500 metros quadrados, devidamente equipada e de acordo com as normas preconizadas pela legislação em vigor. O projeto já foi aprovado pela vigilância sanitária”, relata Lütz, acrescentando que a obra é estratégica dentro do planejamento de crescimento e modernização do HCC. “Tão logo esteja concluída, iremos de imediato começar a trabalhar para viabilizar uma UTI Neonatal, objetivando uma maior eficácia no atendimento prestado a nossa população”, completa.

Ampliação e melhorias
Felipe Sohne revela que parcerias com empresas locais têm possibilitado a reforma de vários setores do HCC, com o objetivo de melhorar as acomodações dos pacientes e contribuir, consequentemente, para a recuperação deles. “Já firmamos parceria com Schuster e Medeiros, Telha Certa, Supermercados Economia, SM Construções para melhorias na parte de clínica médica e na maternidade. Também conseguimos alguns recursos para reformas através do Cordeiraço que é realizado anualmente. Com auxílio do Deputado Ronaldo Nogueira conseguimos melhorar o posto 1”, revela, explicando como funciona a parceria. “O Hospital tem um orçamento do que precisa ser realizado em determinada área, dentro de um padrão e a empresa disponibiliza a ajuda da forma que considerar melhor, doando a mão de obra, o material, enfim. Quem ganha é o paciente que fica acomodado em um ambiente melhor, mais aconchegante, o acolhimento ao acompanhante acaba sendo melhor também. Isso tudo influencia para sua boa recuperação”, afirma.
O HCC aguarda para 2015 a liberação de emendas parlamentares superiores a R$ 2 milhões. “São 1,3 milhão para serem investidos em equipamentos, além de R$ 1 milhão apontado pelos deputados Márcio Biolchi e Beto Albuquerque, recursos apontados em 2014 e que ainda não foram pagos”, informa.
Estrutura
Atualmente o Hospital de Caridade de Carazinho disponibiliza 152 leitos. O corpo clínico é composto por 70 médicos de várias especialidades. O quadro de funcionários conta com 480 pessoas. A média mensal de atendimentos é de 700 internações, 300 cirurgias, 3.500 atendimentos na unidade de urgência e emergência. 70% dos pacientes que passam pelo HCC são usuários do SUS. Entre os serviços próprios oferecidos estão agência transfusional, ecodoppler, eletrocardiogrfia, eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia, quimioterapia,videocirurgias, broncoscopia, além dos serviços de clínica médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia. São terceirizados hemodiálise, colonoscopia, endoscopia, endoscopia digestiva, laboratório de análises clínicas e microbiologia, retossigmoidoscopia e tomografia computadorizada.

Histórico
Em 27 de janeiro de 1935, um grupo de pessoas reuniu-se para organizar uma entidade hospitalar que atendesse às necessidades da população. Em 12 de fevereiro de 1935, em decisiva reunião para a criação do Hospital de Caridade de Carazinho, foi eleita a primeira diretoria, ficando a presidência da entidade a cargo de Teodoro Rodrigues Figueiredo que liderou a busca de recursos para a construção da entidade.

Em 1936, elegeu-se a nova Diretoria, ficando na presidência Eduardo Graeff. Nesta gestão foi adquirido parte do terreno da entidade. Em 1937, o Graeff foi reeleito presidente e ampliou-se a área com a compra de outra parcela de terras. Na manhã de 9 de agosto de a1942 foi inaugurada oficialmente a ala ou pavilhão central do Hospital de Caridade de Carazinho. Em 1943 o HCC já funcionava tendo ao longo do ano 559 internações. Este dado mostra a importância do Hospital de Caridade de Carazinho para o município, que crescia em todos os segmentos. Com o funcionamento do Hospital, novas exigências surgiam a cada momento. Em 1953, começam os estudos para a construção de novas alas do Hospital concluídas em 1962, abrindo espaço próprio para a maternidade, duas salas de cirurgias, dois ambulatórios e serviços de emergência, além da aquisição de equipamentos e instrumentos mais modernos e instalação de oxigênio em todos os quartos. O HCC firmava-se, já nesta época, como um dos melhores do interior, conquistando, em 1963, o titulo de Entidade Filantrópica.

Em 1990, a administração do Hospital retornou às mãos dos carazinhenses, já nos últimos anos havia sido comandado pela Sociedade Beneficente São Camilo, assumindo a presidência, Romeu Scaglia Barzleze e a administração executiva ficou ao encargo de Hélio Lutz. Nesta gestão foi instituído o modelo de administração participativa, como forma de comprometer todos os segmentos da sociedade para o êxito do funcionamento hospitalar. A partir de então, os investimentos na infra-estrutura e recursos técnicos foram consideráveis, destacando-se a inauguração do serviço do diagnostico por imagem com novo sistema de Raio X, aquisição de equipamentos para ultrassonografia, reforma do ambulatório e farmácia e aquisição de equipamentos e instrumental indispensáveis ao tratamento e segurança dos pacientes e corpo clinico, além de inúmeras reformas nas instalações físicas.
Nestas oito décadas de existência do HCC pode-se vislumbrar, através de suas conquistas, a imensa força que é a vontade dos homens, capaz de transformar uma necessidade em sonho, um sonho em criação e a criação em novos desafios.



Fonte: Diario da Manhã.
12/02/2015
Autor: Mara Steffens Nogueira.


Siga-nos!