A atividade faz parte da disciplina de Desafios do Comportamento, presente na grade curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina, e aconteceu na manhã do dia 24 de junho através de plataforma online.
Com o objetivo de trazer experiências para contribuir para a formação dos profissionais de saúde não apenas em sua competência técnica, mas também comportamental para o trabalho em equipe, gestão e carreira que melhore a experiência dos pacientes e diminua os riscos que impactam negativamente na gestão de ambientes de saúde, a faculdade IMED de Passo Fundo convidou a gerente assistencial do Hospital de Caridade de Carazinho, enfermeira Aline Vanessa de Ávila, para relatar a sua experiência e os desafios de liderar e exercer a profissão de enfermeira no atual cenário de Pandemia.
A atividade faz parte da disciplina de Desafios do Comportamento, presente na grade curricular dos cursos de Enfermagem e Medicina, e aconteceu na manhã do dia 24 de junho através de plataforma online.
Para Aline, foi um momento muito gratificante, de passar aos futuros profissionais a prática institucional, salientando sempre os pilares para o funcionamento do hospital, ainda mais em tempos difíceis como esse de Pandemia. “A gestão do cuidado humano é um grande desafio, e trazer as dificuldades e experiências tanto positivas quanto negativas, que contribuíram com minha construção profissional foi uma grande honra. Falar sobre as competências técnica e comportamental, sem dúvida é mostrar um lado profissional que ajuda a capacitar para que o profissional desenvolva desde a sua formação, o espírito de liderança.”, explica Aline.
A qualificação técnica, humana e de gestão de seus profissionais é uma das prioridades do Hospital de Caridade de Carazinho, o qual também incentiva a participação em eventos e ações, principalmente se tratando da área da educação, onde formam-se vários profissionais de atuação na área da saúde.
Segundo a Presidente da Fundação IMED, diretora do hub de inovação e professora de Liderança e comportamento, Márcia Capellari, a atividade faz parte da trilha de conhecimento da disciplina que visa conectar os estudantes com profissionais que já estão no mercado. “A enfermeira Aline foi convidada pela sua capacidade e exemplo de liderança em tempos de pandemia do Hospital de Caridade de Carazinho, parceiro da Imed. Na oportunidade os alunos puderam conhecer a estratégia da profissional para liderar equipes que passam por muita pressão e precisam ter entregas cuidando das pessoas. Também trouxe uma verdade sobre o perfil dos profissionais para a saúde destacando a importância de habilidades comportamentais e não apenas as técnicas para um bom trabalho na gestão da saúde”, finalizou Capellari.