HCC

HCC - Muitas razões para comemorar!

01/07/2015

2 de junho Dia do Hospital.


            A data de 02 de julho institui o Dia Nacional do Hospital e, por esta razão, cabe fazer uma breve reflexão sobre a importância de se ter estas instituições no seio da sociedade, sobretudo dentro da comunidade carazinhense.
            Historicamente, os hospitais surgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. A partir daí, então, já traz em si a noção de hospedagem e o caráter religioso que caracterizou a origem de grande parte dessas instituições. A palavra Hospital origina-se do latim “Hopes”, que significa “convidado”, daí deriva “Hospitalis”, que significa “hospitaleiro”, acolhedor.
            No Brasil, o primeiro hospital criado foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, em São Paulo, no ano de 1543, por iniciativa do português Brás Cubas. A princípio, não havia médicos para atuar nesse local, sendo assim, designados para cuidarem dos enfermos os padres jesuítas. No dia 2 de julho de 1945, o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurado pelo então presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser considerado um dos maiores do País.
            Atualmente, nosso País possui mais de seis mil hospitais, e dentro deste número, temos o nosso Hospital, o HOSPITAL DE CARIDADE DE CARAZINHO, que foi fundado em 27 de janeiro de 1935, atuando há 80 anos em defesa da vida. Trata-se de uma Associação Civil sem fins econômicos, de utilidade pública, privado, filantrópico, constituída em sua Diretoria por profissionais que atuam como voluntários, prestando serviços à comunidade, sendo eleitos pelo quadro de associados e entidades representativas da comunidade, bianualmente em Assembleia Geral Ordinária.
            Pondera-se ao que se faz escrito, a grande relevância que tem como Instituição o Hospital de Caridade de Carazinho, por ser um Hospital de Médio Porte, que atende a diversas especialidades, perfazendo atendimento de emergência/urgências, atendimentos oncológicos, pediátricos, CTI Adulta, Hemodiálise, Bloco Cirúrgico (Média Complexidade), Maternidade, Ala Psiquiátrica, além de atender a outros municípios que rodeiam a cidade de Carazinho. Isso sem falar na geração de empregos e renda que gera ao município, pois atualmente conta com aproximadamente 500 funcionários na constituição do quadro de profissionais que atuam em prol da saúde de Carazinho.
            Em relação ao medo de parar para pensar sobre quando realmente vou precisar dos serviços do Hospital de Caridade de Carazinho: E se fizéssemos uma reflexão antes de precisarmos destes serviços? Cabe ressaltar que esta instituição está presente em nossas vidas desde o nascimento de uma criança até a morte ou reestabilização da saúde de um ente querido, queremos que a comunidade sinta-se parte desta história, afinal foram 41.529 novas vidas que vieram ao mundo, desde sua fundação, pelas mãos de profissionais que por aqui passaram e continuam a atuar. Para que se possa ter uma ideia, em 2014 foram 8.302 internações realizadas pelo hospital e 66.343 atendimentos ambulatoriais (oncologia, hemodiálise, avaliações de especialidades), este número ultrapassa a própria população de Carazinho.
            A conjuntura do setor de saúde no Brasil está doente, passando por uma crise financeira, de inversão de valores e prioridades. Os Hospitais e seus profissionais são “constrangidos” a trabalharem sob déficit financeiro e em muitos casos déficit psicológico também, e em contrapartida, o Estado cada vez mais exige deste Setor, através de novas exigências e diretrizes. A intenção do Estado é que o paciente cada vez mais seja melhor atendido, contudo, quem deve viabilizar tudo isso é ele próprio, porém, o que se vislumbra atualmente é que esta prerrogativa estatal é transferida aos hospitais e aos profissionais da saúde.
            Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas e que vem enfrentando, o HCC busca diariamente seu aprimoramento estrutural, intelectual e técnico, tendo como premissa a excelência no atendimento e o crescimento regional da Instituição.
            Desde o final de abril de 2015 o HCC faz parte do sistema de residência médica em parceria com a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul). O Corpo Clínico da Instituição está cada vez mais gabaritado, assim, atraindo profissionais das mais diversas áreas e especialidades para desempenharem suas funções no hospital.
            Considerando os fatos, pode-se entender que neste dia, há muito mais razões para se comemorar a relevância desta data na vida dos carazinhenses e munícipes da região, na certeza de que estamos cada vez mais caminhando no alcance de um reconhecimento como Centro de Referência Regional em Saúde, no intuito de sempre buscar qualificar o atendimento multiprofissional, com formações constantes e capacitações do quadro de recursos humanos da entidade. Diante de todos os dados ora apresentados, que se tenha a plena certeza de que somos indispensáveis no contexto em que estamos inseridos, buscando sempre aprimorar e aperfeiçoar nossos trabalhos, priorizando o ser humano em primeiro lugar.
HCC
Cuidando com carinho da sua vida!








Siga-nos!