HCC

Humanização da unidade de terapia intensiva do HCC

14/07/2015

A UTI do Hospital de Caridade de Carazinho oferece ao paciente cuidado intensivo e aparato tecnológico para sua recuperação, tornando o ambiente mais seguro para o paciente grave dentro do hospital.

A UTI do Hospital de Caridade de Carazinho oferece ao paciente cuidado intensivo e aparato tecnológico para sua recuperação, tornando o ambiente mais seguro para o paciente grave dentro do hospital. Uma equipe multiprofissional busca, a todo o momento, suprir as necessidades e corrigir as alterações hemodinâmicas que causem risco a vida. Porém, o ambiente da UTI pode gerar ansiedade, depressão e estresse nos pacientes e em seus familiares.
Sabe-se que, os familiares dos pacientes internados na UTI apresentam um grau elevado de ansiedade, por vezes maior que o do próprio paciente, devido à separação de seu ente querido, informações incompletas, medo do desconhecido e do prognóstico.
Atualmente, entende-se que o cuidado dos familiares é parte integrante do cuidado global dos pacientes e a boa comunicação deve ser o pilar da relação equipe-paciente-família. Em nossa instituição, esse cuidado é fortalecido com a realização da reunião semanal com os familiares, onde a equipe de enfermagem, serviço de psicologia e assistência social realizam este encontro com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o cuidado, rotinas, equipamentos do setor, bem como valorizar e apreciar o que os membros da família falam, identificar lacunas no conhecimento acerca do diagnóstico e tratamento fornecendo informações claras e objetivas.
 Enfoca-se também, o quanto é importante a presença do familiar, não apenas nos horários de visitação, sendo solicitado a participação para o cuidado. A tendência é quea UTI tenha “portas abertas”, e que cada vez mais o familiar possa acompanhar e sentir-se útil no cuidado do paciente.
O reconhecimento das necessidades de pacientes e familiares é o que torna a UTI, de fato, humanizada.


Siga-nos!