HCC

Alta complexidade: HCC realiza neurocirurgia de retirada de discos lombares pelo abdômen

20/04/2023

Nesta cirurgia, a equipe contou com a participação do cirurgião vascular de Fortaleza (CE) Dr. Raul Medeiros. A ALIF consiste na colocação de um suporte mecânico que dê estrutura e estabilize as vértebras da região inferior da coluna lombar para a retirada de discos.

Na manhã de quarta-feira (19), foi realizada novamente no Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade de Carazinho uma neurocirurgia de alta complexidade e inédita na região. Os neurocirurgiões do HCC Dr. Rafael Augusto Espanhol e o Dr. Matheus Balen, o anestesiologista Dr. Caetano Sebastiani e toda a equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do HCC, realizaram uma ALIF, sigla para as palavras inglesas Anterior Lumbar Interbody Fusion. Traduzindo para o português temos Fusão Intersomática Lombar Anterior.

Nesta cirurgia, a equipe contou com a participação do cirurgião vascular de Fortaleza (CE) Dr. Raul Medeiros. A ALIF consiste na colocação de um suporte mecânico que dê estrutura e estabilize as vértebras da região inferior da coluna lombar para a retirada de discos.

O neurocirurgião Dr. Rafael, explica que essa é uma cirurgia minimamente invasiva da coluna lombar realizada pela via anterior, ou seja, pelo abdômen. “Essa cirurgia ganha cada vez mais adeptos, com novas e modernas indicações. É uma técnica com grande tecnologia envolvida e que acelera a recuperação do paciente. A indicação da artrodese pela via anterior apresenta inúmeras vantagens. Ela é feita pela região abdominal, ou seja, pela parte da frente da coluna”, explica.

A ALIF oferece a possibilidade de remoção de mais discos, fazendo com que se tenha grande área para que a fusão entre as vertebras aconteça, diminuindo o risco de complicações cirúrgicas. “Por meio desta técnica é possível tratar os problemas de deformidade e desalinhamento da coluna, sendo capaz de descomprimir as estruturas nervosas através da remoção direta dos discos, bem como através do aumento do espaço discal, causando o que é chamado de descompressão indireta”, diz o Neurocirurgião.

O Dr. Rafael ressalta que o hospital fornece estrutura adequada à necessidade do procedimento, desde o bloco cirúrgico com instrumental adequado e moderno até questões pós-operatórias como UTI moderna e exames de última geração.

O presidente do HCC Jocélio Cunha ressalta que a qualificação e excelência dos serviços prestados para toda comunidade regional, a qual é beneficiada com a alta complexidade das neurocirurgias, é o foco da Direção do HCC. “Queremos melhorar, cada vez mais, os serviços e a estrutura hospitalar. O HCC nos últimos anos vem investindo em instrumental cirúrgico para realização de grandes cirurgias o que permite aos cirurgiões aplicarem técnicas modernas e atrair pacientes da região para realizarem cirurgias complexas na instituição”, disse.

O paciente que realizou a cirurgia está em estado estável e tem previsão de alta para ainda durante essa sexta-feira (21).


Siga-nos!