HCC

Estagiária do HCC apresenta trabalho cientifico na Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional de Porto Alegre

18/09/2023

O tema da pesquisa é: Projeto de Intervenção para melhorar o acompanhamento dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis no território, a qual contou com a parceria do estudante do curso técnico em enfermagem, Valter Ricardo Souza Pereira e com o orientador, Gustavo Kasperbauer.

Para estimular a criatividade, o empreendedorismo e o protagonismo juvenil dos estudantes da rede estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), promoveu, entre os dias 13 e 14 de setembro, a II Mostra Tecnológica de Inovação da Educação Profissional. O evento ocorreu na sede do Instituto Caldeira em Porto Alegre.

Entre os alunos que apresentaram suas pesquisas, esteve a estagiária do curso Técnico em Enfermagem da Escola Sorg de Carazinho, Claudia Adriana Jacobsen Squidaro. O tema da pesquisa é: Projeto de Intervenção para melhorar o acompanhamento dos portadores de doenças crônicas não transmissíveis no território, a qual contou com a parceria do estudante do curso técnico em enfermagem, Valter Ricardo Souza Pereira e com o orientador, Gustavo Kasperbauer. 

Para a estagiária Claudia, o evento contribuiu para conscientização de que as doenças são agravos que afetam a maioria da população de Carazinho e a nível nacional. “Com isso, ficou claro o quanto é necessário cuidar da saúde através dos medicamentos e também de inserir na rotina diária hábitos saudáveis como: alimentação e exercícios físicos”, explica Claudia ressaltando que as doenças mais recorrentes são: hipertensão, diabetes, neoplasias, doenças do sistema circulatório e doenças do sistema respiratório, as quais podem ser prevenidas com hábitos saudáveis.

Mostra Tecnológica de Inovação

O encontro reuniu projetos inovadores que envolvem a economia criativa e a tecnologia para o mundo do trabalho. Foram 50 trabalhos com a presença cerca de 100 alunos e 48 professores de todas as regiões do Estado.

A proposta da iniciativa é tornar o ensino mais dinâmico e interativo agregando a tecnologia ao processo ensino-aprendizagem, ampliando e aprimorando as competências cognitivas e socioemocionais dos alunos.

 


Siga-nos!