HCC

HCC realiza IV Seminário de Saúde Mental

22/09/2023

Com o tema “Estação Amarela: um convite à vida”, o evento teve o objetivo de proporcionar aos profissionais da área saúde a ampliação de conhecimentos acerca do assunto, a fim de que os pacientes tenham a ajuda, o acolhimento e a atenção adequada.

Em alusão ao Setembro Amarelo, que visa alertar a população acerca dos altos índices de suicídio, no Brasil e no mundo, e conscientizá-la sobre a importância das medidas de prevenção, o Hospital de Caridade de Carazinho promoveu, na quinta-feira (22), o IV Seminário de Saúde Mental.

Com o tema “Estação Amarela: um convite à vida”, o evento teve o objetivo de proporcionar aos profissionais da área saúde, tanto do HCC, como do Caps e ESFs, e alunos do curso técnico em enfermagem da Escola Sorg e os alunos de Enfermagem da ULBRA, a ampliação de conhecimentos acerca do assunto, a fim de que os pacientes tenham a ajuda, o acolhimento e a atenção adequada.

Antes da palestra, durante o protocolo inicial, a diretora institucional do HCC, Larissa Rosa Giacomelli, acolheu os presentes, desejando as boas-vindas a todos. Além disso, ressaltou a importância das atividades de formação e capacitação promovidas pelo hospital, a fim de difundir informações relevantes à comunidade, visando a prevenção de doenças e o seu bem-estar.

Ainda a secretária de saúde do Carazinho, Anelise Almeida, ressaltou a importância do evento para os profissionais e de como o tema também é importante nos atendimentos primários de saúde.

O palestrante, psicólogo Dr. Alessandro Alves, realizou um momento de conversa e troca de experiências das equipes. Ele falou sobre a importância da escuta e do autoconhecimento, para que o profissional também tenha a capacidade de poder ajudar o outro. “Nesta temática o hospital trouxe um olhar cuidadoso para os profissionais que realizam essa abordagem com os pacientes. É muito importante trazer uma reflexão sobre si no cuidado com o outro. Falamos do acolhimento, da forma como acolhemos e de se atentar mais nas falas das pessoas. Precisamos estar aptos a acolher, escutar e estar aberto para o que pode vir”.

Alessandro ainda parabenizou o HCC pela equipe de Psicologia, a qual a instituição disponibiliza à comunidade, ressaltando a importância do Setor. “Tenho certeza que cada um leva desse evento um pouco de reflexão, sobre si e de como podemos tratar o outro para que seja evitado o suicídio, por exemplo. Podemos ajudar uma pessoa com uma simples pergunta: como você está se sentindo hoje?”, conclui.   


Siga-nos!