O equipamento já está sendo utilizado para hemodiálise de pacientes renais agudos que estão internados em UTI
Com o intuito de modernização e ampliação do parque tecnológico, o Hospital de Clínicas de Carazinho foi contemplado através de um convênio com a Vara de Execuções Criminais de Carazinho, que possibilitou a compra de uma Osmose Reversa Portátil, um equipamento que atende às necessidades do Serviço de Hemodiálise e que está sendo usada para os pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HCC.
A Osmose Reversa Portátil é uma máquina que faz a filtragem da água, purificando-a e eliminando quaisquer impurezas ou elementos, deixando-a em condições de ser utilizada para os procedimentos de hemodiálise. “A água utilizada para hemodiálise precisa ser extremamente desmineralizada. Resíduos de elementos como alumínio, fluoreto, cobre e zinco, comumente deixados pelo tratamento tradicional da água, podem gerar muitos efeitos colaterais nos pacientes renais. Assim, o tratamento desta água, realizado por meio do processo de osmose reversa, possibilita que se tenha água pura para o procedimento de hemodiálise”, explicou a enfermeira do Serviço de Hemodiálise do HCC, Marciane da Silva.
O diretor técnico e médico nefrologista do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, explica que esse equipamento é utilizado para hemodiálise de pacientes renais agudos, os quais tem a diminuição rápida da capacidade dos rins de filtrar resíduos metabólicos do sangue. Neste sentido, onde o HCC realiza com mais frequência esses atendimentos é na UTI. “No Serviço de Hemodiálise do hospital existe um aparelho de Osmose muito maior e fixo, onde a água é armazenada num tanque de 3 mil litros. Já na UTI como a diálise é feita em diversos leitos, precisamos de um aparelho portátil que atende essa demanda e que se pode transportar de um lugar para outro”, explica.
Com o valor de R$ 23.161,64, o equipamento proporcionará melhor comodidade aos pacientes. A vice-presidente do HCC Luis Fernando Muneroli, ressalta a importância de tornar a estrutura e os equipamentos cada vez mais modernos e tecnológicos. “Estamos em constante modernização e com isso optamos em sempre buscar e agregar serviços que possam contribuir para o bem-estar dos nossos pacientes. Nossa estrutura é composta por equipamentos seguros e confiáveis. Essa garantia só pode ser obtida através um trabalho eficaz e de uma equipe que tem conhecimento, que busca oferecer melhores serviços. Queremos agradecer à Vara de Execuções Criminais de Carazinho, por lembrar do HCC e passar esses recursos”, disse Muneroli.