HCC reinaugura modernização da Capela Católica
A modernização também é uma homenagem aos 63 anos de atendimento pastoral à comunidade do HCC, do Padre João Gheno Netto, que ao longo desses anos se dedicou em cuidar da Capela, bem como dos pacientes do HCC através da religiosidade.
Nesta sexta-feira (27/07), o Hospital de Clínicas de Carazinho reinaugurou uma importante modernização: da Capela Católica, a qual recebeu pintura total, adequação da iluminação, reforma dos bancos, restauração dos vitrais e nova climatização. O objetivo é dar mais conforto aos que participam das Missas semanais, bem como aos pacientes e familiares que por muitas vezes buscam um espaço de fé.
A modernização também é uma homenagem aos 63 anos de atendimento pastoral à comunidade do HCC, do Padre João Gheno Netto, que ao longo desses anos se dedicou em cuidar da Capela, bem como dos pacientes do HCC através da religiosidade.
Na oportunidade da reinauguração, esteve presente familiares do Pe. João Gheno Netto, os Párocos das comunidades de Carazinho e demais representantes da Direção e Administração do HCC.
Conforme registros históricos, em 1935 quando foi fundado oficialmente o Hospital de Carazinho, já se tinha a Capela Católica. Uma estrutura importante que caminha junto com a história do HCC. Desde o início, no Hospital de Clínicas de Carazinho, a presença religiosa sempre foi muito importante, sendo que, entre 1942 e 1993, o HCC contou com a atuação efetiva das Irmãs de Nossa Senhora, que residiam nas dependências do hospital e desempenhavam funções em diversos setores, administrativos e assistenciais. Nessa época ainda havia um Padre Capelão que, diariamente, realizava Missas e atendimentos religiosos aos pacientes.
Para o presidente do HCC, Jocélio Cunha, esse é um momento muito especial para todos do HCC, pois é na Capela que muitas pessoas vêm em busca de ajuda espiritual. “Não podemos deixar de lembrar do quão importante a Capela era para o Pe. João Gheno, o qual atendeu muitas pessoas aqui e rezou as Missas. Agora contamos com a dedicação dos Padres de Carazinho, que fazem um trabalho belíssimo para nossos pacientes e seus familiares. Estamos muito felizes em poder contribuir para a modernização da nossa Capela”, disse.
Segundo o Pe. Mateus Danieli, da Paróquia Bom Jesus de Carazinho, a Capela do Hospital é o coração da casa de saúde. “Além de manter uma instituição que atenda às necessidades biológicas dos pacientes, precisamos auxiliar as pessoas na saúde integral, a qual requer um atendimento religioso. Nestes momentos delicados da vida como a doença, as pessoas tendem a manifestar sua fé em Deus, recorrendo a Ele para atender suas preces e intenções. Deste modo, a capela é um refúgio para os internados, os familiares e acompanhantes e também para funcionários que passam pela Capela para oferecerem seus trabalhos, pedir luzes e inspiração divina diante da fragilidade humana com que convivem todos os dias”, explica.
Mateus ainda ressalta que a Capela reporta a história da instituição, que mesmo sendo comunitária, teve o empenho das irmãs de Notre Dame, dos padres que atenderam os enfermos como capelães da casa, os padres das quatro Paróquias de Carazinho que visitaram seus paroquianos, além dos ministros leigos da pastoral da saúde do hospital que visitam os quartos e rezam com os doentes. “Com essa presença religiosa dentro do hospital, vejo que a Capela é um lugar que tem muito a oferecer para a comunidade hospitalar. E mais, é um desafio constante não tornar a capela um lugar esquecido. Como Pároco da Paróquia Bom Jesus agradeço a homenagem feita ao Pe. Gheno que tanto zelou por este lugar e pelo próprio bem do hospital. Agradeço a Direção da Casa de Saúde por dedicar uma placa honorífica ao saudoso Pe. Gheno”, conclui o Pároco.
Missas na Capela
As Missas acontecem todas às terças-feiras, às 16 horas, na Capela do HCC. Nas celebrações, os Padres das Comunidades de Carazinho realizaram o revezamento para o cerimonial, sendo eles da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora da Glória e Paróquia Bom Jesus.
Notícias Relacionadas
|
|
|
|
|
|